quarta-feira, 30 de abril de 2008

7º ano (6ªsérie) - Texto: O diário (nem sempre) secreto de Pedro.

Queridos amigos,


Seguem as questões de interpretação do texto, conforme combinado, para serem respondidas até 03/05/2008 às 20h


1. Observe os verbos utilizados no diário e responda:


a) Em qual tempo (presente, pretérito ou futuro) encontram-se a maior parte deles?

b) Por que foram empregados principalmente nesse tempo?


2. O assunto das anotações do dia 21 de março é o descontentamento de Pedro diante de um almoço familiar. Identifique o assunto principal de cada uma das demais anotações.


3. Em relação ao problema de saúde de Pedro, quais foram as atitudes tomadas:

a) pelo tio Antônio


b) pela mãe de Pedro.


c) pelo próprio Pedro.


d) por Maristela.


O que você pensa a respeito de cada uma delas?


4. Retire do texto duas expressões coloquiais e duas gírias. Depois, procure explicar por que a autora teria utilizado esse tipo de linguagem.


5. Leia os seguintes trechos do texto:


a. "De pijama de bolinhas, com o cabelo em pé feito galã assustado, com o dente cheio de torradas"

b. "Trouxe um sequilho que ela mesma tinha feito com a mãe"


A palavra feito aparece nos dois trechos. Ela foi empregada com o mesmo sentido em cada um deles. Explique.

9º ano (8ª série) - Texto: Eu sei, mas não devia

Queridos amigos,

Conforme combinado, seguem as questões para interpretação do texto para serem respondidas até 03/05/2008 às 19h30m.


1. A crônica apresenta uma questão relacionada ao cotidiano do homem urbano na atualidade.


a) Qual é essa questão?

b) Que situações, acontecimentos e atitudes apontados no texto, no seu entender, a maioria das pessoas se habitua a ver sem refletir sobre elas?

c) Na sua opinião, por quer a maioria das pessoas acostuma-se a agir assim?^


2. No texto, a cronista não se limita a descrever imparcialmente o cotidiano do homem urbano moderno; ela narra expondo suas idéias e sua emoção a respeito dele.


a) Que frase evidencia a consciência da cronista sobre o assunto?

b) Como ela se mostra diante das situações relatadas na crônica?


3. Nesse texto, a cronista apresenta seu ponto de vista sobre o fator de o ser humano acostumar-se a morar em apartamentos com janelas que têm vista para muros e paredes.


a) Qual a conseqüência dessa situação?

b) Na sua opinião, que outras situações do cotidiano podem ter essa mesma conseqüência para as pessoas?


4. No quinto parágrafo, refere-se a comportamentos que fazem parte da rotina das pessoas.


a) Que fatores justificam esses comportamentos, segundo ela?

b) Que frase nete parágrafo resume (sintetiza) a vida dee quem age assim?


5. No sexto parágrafo, a cronista revela o que pensa sobre a publicidade.


a) Qual é a tese (idéia) dela?

b) Você concorda ou discorda do ponto de vista apresentado? Por quê?


6. O sétimo parágrafo é dedicado à poluição.


a) Que recurso, na construção do texto, a cronista emprega para sensibilizar o leitor?

b) Das situações apresentadas, qual mais o (a) sensibilizou? Por quê?



Bom trabalho a todos.

Professor Anderson.

30 de abril de 2008.

8º ano (7ª série) - Texto: A primeira só

Queridos amigos,


Conforme combinado seguem as questões para interpretação até dia 03/05/2008 às 19h


1. Já no primeiro parágrafo, uma pergunta apresenta a personagem principal e o tema do conto.


a) Qual a temática abordada nesse conto?

b) Que relação há entre esse parágrafo e o título do conto?


2. Releia o primeiro parágrafo do texto.


a) Na sua opinião, por que a autora considera uma contradição o fato de ser princesa e não ter amigas para brincar?

b) Comn que finalidade a autora inicia o conto com uma pergunta?


3. Diante do sofrimento da filha, o pai manda fazer um granded espelho e o coloca em seu quarto.


a) Por que, inicialmente, essa solução satisfez a princesa, deixando-a contente?

b) Por que, depois de algum tempo, essa solução não satisfez mais a princesa?


4. A princesa vê sua imagem invertida refletida no espelho. Que recursos, no texto, ajudam o leitor a construir essa imagem de reflexo / inversão produzida no texto? Exemplifique com uma frase.


5. O conto é uma narrativa caracterizada pela concisão, ou seja, pelo reduzido número0 de personagens e ações e pela concentração do espaço e do tempo.

Se esse conto fosse uma fotografia, como seria composta sua imagem, ou seja, quem e o que estariam na foto, em que cenário, fazendo o quê?


6. Na sua opinião, qual o significado do último parágrafo do texto?



Bom trabalho a todos.

Professor Anderson.

30 de abril de 2008

segunda-feira, 28 de abril de 2008

6ºano - Análise do Texto: Como o gato e o rato de tornaram inimigos

Conforme combinado, esta semana será feita a análise deste texto.


Segue as questões.


1) Como era o relacionamento do gato e do rato no início e no final da história?


2) Dê sua opinião a respeito:


a) da atitude do rato de comer parte da jangada;


b) da atitude do gato de querer vingar do rato;


c) da estratégia do rato para evitar de ser comido pelo gato;


3) Algumas palavras da língua procuram reproduzir certos sons. É o caso de "atchim" e "toc-toc". Você sabe dizer qual é o nome desse recurso?
Encontre no texto uma dessas palavras e explique que barulho ela tenta imitar.


4) Crie uma outra maneira que o rato poderia ter usado para se livrar do gato.


5) Você conhece alguma outra história em que a personagem tenha usado a esperteza para se sair bem? Qual?


6) Você conhece uma dupla de desenho animado parecida com o conto lido? Qual? Que semelhanças há entre ela e as personagens do conto que você leu?

sexta-feira, 25 de abril de 2008

6º ano (5ª série)

Queridos amigos (as),



Gostaria que vocês em um parágrafo de 5 a 10 linhas falassem sobre as experiências da aula realizada na quadra da escola, onde desenvolvemos duas dinâmicas:



Primeira: Observação e atenção em dupla,



Segunda: Memória e concentração em grupo.



Vocês podem escrever o que achou delas e como foi participar de cada uma.



Conforme combinado, até 27 de abril às 20h



Obrigado



Anderson

terça-feira, 22 de abril de 2008

7º ano (6ª série)

Prezado amigos,


Gostaria que vocês em um parágrafo de 5 a 10 linhas falassem sobre as experiências da aula de hoje realizada na quadra da escola, onde desenvolvemos duas dinâmicas:


Primeira: Observação e atenção em dupla,


Segunda: Memória e concentração em grupo.


Vocês podem escrever o que achou delas e como foi participar de cada uma.


Conforme combinado, até 25 de abril às 19h


Obrigado

Anderson

8º ano (7ª série)

Prezado amigos,


Gostaria que vocês em um parágrafo de 5 a 10 linhas falassem sobre as experiências da aula de hoje realizada na quadra da escola, onde desenvolvemos duas dinâmicas:


Primeira: Observação e atenção em dupla,


Segunda: Memória e concentração em grupo.


Vocês podem escrever o que achou delas e como foi participar de cada uma.


Conforme combinado, até 24 de abril às 14h


Obrigado


Anderson

9º ano (8ªsérie) - DINÂMICAS

Prezado amigos,

Gostaria que vocês em um parágrafo de 5 a 10 linhas falassem sobre as experiências da aula de hoje realizada na quadra da escola, onde desenvolvemos três dinâmicas:

Primeira: Observação e atenção em dupla,

Segunda: Memória e concentração em grupo,

Terceira: Confiança - Pêndulo - em trio.

Vocês podem escrever o que achou delas e como foi participar de cada uma. Não se esqueça que na do pêndulo deve falar sobre segurar e estar no meio.

Conforme combinado, até 24 de abril às 14h

Obrigado

Anderson

sábado, 19 de abril de 2008

6º ano (5ªsérie) - 19 de abril - Dia do Índio

Prezados amigos (as),

Cliquem neste link abaixo, para vocês verem e ouvirem uma história - bem animada, musical e muito engraçada sobre o dia do índio celebrado em 19 de abril.

http://criancas.uol.com.br/historias/celele/celele07.jhtm


Agora, postem um comentário a respeito desta data destinada à comemoração do Dia do Índio, seguindo um roteiro:

. Você conhece ou já ouviu falar de alguma tribo indígena? Qual?
. O que você sabe sobre os Índios?
. Por que é comemorado no dia 19 de abril?
. Qual a relação do índio com o "descobrimento" do Brasil?
. Por que eles receberam o nome de índios?


Abraços a todos.


Professor Anderson.

domingo, 13 de abril de 2008

ANÁLISE DA IMAGEM SURREALISTA PRESENTE NA DESCRIÇÃO DO BLOG

Ao analisar a figura surrealista, vejo aqui uma parte escura que poderia representar a nossa ignorância no início de nossas vidas. Ao longo do tempo, nossa ignorância vai se distanciando, temos uma visão mais clara, tudo vai ficando mais nítido.

O moinho que mais se destaca, poderia representar o nosso cérebro, por que não?
Ele começa com uma sombra negra, mas à medida que vai subindo, torna-se mais claro, perdendo sua cor escura.

As borboletas aqui presentes, também têm seu papel a representar, nada mais são que a imagem perfeita de nossa curiosidade, do nosso lado investigativo de querer se aprofundar mais e mais das coisas ao nosso redor.

Aqui o Dom Quixote, representa a nossa imagem, a do homem desbravador, que desvenda suas curiosidades e as guarda em um local seguro.

O cavalo, figura esta que esta quase imperceptível aos nossos olhos representa “a fome” que temos que saciar perante as descobertas que temos ao longo de nossas existências.

Que figura melhor representa a sua imagem? A da sombra, a do moinho, a da borboleta, a do Dom Quixote ou a do cavalo? Espero que sejam todas, porque tudo que é representado na figura não teria um motivo se existisse sozinho. Assim é a nossa língua mãe, uma palavra não teria sentido se não tivesse sua análise “Ao pé da letra”.

Análise produzida por:
Professora Francine de Oliveira Mendonça
Pós-graduanda - lato sensu - em Didática do Ensino Superior
UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto - SP

sexta-feira, 11 de abril de 2008

5ª série (6ºano)

Prezado alunos,

Seguem as atividades valendo 1,0 conforme combinado.

Vocês deverão postar as respostas até domingo - 13/04/2008 - às 17h.

Bom trabalho a todos.


Atividades:


1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.


a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.


b) Décio Machado, guarda florestal.


c) H. Lopes, professor de hipismo.



2. Leia o poema abaixo:


Sonhos da menina


A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?


Sonho
risonho:


O vento sozinho
no seu carrinho.


De que tamanho
seria o rebanho?


A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .


Na lua há um ninho
de passarinho.


A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?


MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.


2. Analise o poema:


a) Quantas estrofes possui?


b) De quantos versos é formada cada estrofe?


3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.


4. Observe:


"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."


Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.


a) Quais são esses adjetivos?


b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?


c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?



5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:


a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.


b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.


c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.


d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.


e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.


6. Leia as trovas abaixo:


-I-


Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr



-II-


Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?


b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?

6ª série (7ºano)

Prezado alunos,

Seguem as atividades valendo 1,0 ponto conforme o combinado.

Leia atentamente o texto abaixo:

Prova falsa

1 Quem teve a idéia foi o padrinho da caçula – ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação.
2 – Mas o cachorro era um chato – desabafou.
3 Desses cachorrinhos de caça, cheios de nhenhenhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados, enfim, um chato de galocha. E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.
4 – Vivia de rabo abanando para todo mundo, mas quando eu entrava em casa vinha logo com aquele latido fininho e antipático, de cachorro de francesa.
5 Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão com o ministro, ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num corredor ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto, abanava o rabinho, fingindo-se seu amigo.
6 – Quando eu reclamava, dizendo que o cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve cachorro fingido e eu é que implicava com o "pobrezinho".
Lin_7º (6ª)_1º bi_08 2 • •
7 Num rápido balanço poderia assinalar: o cachorro comeu oito meias sujas, roeu a manga de um paletó de casemira inglesa, rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável. Estava vendo a hora que se desquitava por causa daquele bicho cretino. Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e uma espinafração da mulher.
8 Você é um desalmado — disse ela, uma vez.
9 Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia. Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.
10 – Aí mandaram o cachorro embora? – perguntei.
11 – Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua nova residência.
12 – Ué... mas você não o detestava? Como é que ainda arranjou essa sopa pra ele?
13 – Problema de consciência – explicou: O pipi não era dele.
14 E suspirou cheio de remorso.
PONTE PRETA, Stanislaw. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo, Ática, 2000, Para gostar de ler, v. 23.
Questões:
1. Observe o trecho da crônica:
"Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação."
a) Destaque, no trecho, o verbo que está no presente do subjuntivo.
b) O modo indicativo apresenta o fato como certo, não havendo dúvida sobre sua ocorrência. E o modo subjuntivo, como apresenta o fato?
c) Reescreva o trecho de modo que a personagem tenha a certeza de que o animalzinho é obediente e tem um mínimo de educação.

2. No trecho “... E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa...” Localize os verbos presentes nele e identifique o tempo e o modo verbal empregados.


3. No trecho “... Num rápido balanço poderia assinalar...” A locução verbal está empregada em que tempo e modo verbal? Por qual verbo eu poderia substituí-la sem perder o sentido?


4. No texto, predomina-se que tempo verbal?

A - Pretérito
B - Presente
C - Futuro
5. Este exercício você encontrará na Apostila Sitema Anglo - Caderno 1 - Exercícios complementares - Número 17 - página 82.
Leia, faça na apostila o que se pede, seguindo as regras do uso de letra inicial maiúscula ou minúscula e poste somente a resposta.
6. Leia, com atenção, os textos abaixo:
- I -
Para Fazer um Poema

Pedi a um poeta
que me ensinasse
a fazer um poema.
-Prenda na página
um pássaro invisível
e nas palavras
solte seu vôo.
"Digito alegria
no teclado do meu riso"

ARAÚJO, Elza Beatriz de. Disponível no site “Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/ebeatriz01p.html.
Acesso em 25/01/08
- II -
Desejo

Quero asas de borboleta azul
para que eu encontre
o caminho do vento
o caminho da noite
a janela do tempo
o caminho de mim.

MURRAY, Roseana. Disponível no site Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/rmurra01.html.
Acesso em 25/01/08

- III –

Imagem, em literatura, é a apresentação especial de uma realidade ou de uma idéia por meio de uma associação surpreendente de palavras, que nos leva a criar representações mentais relacionadas aos nossos sentidos. Por exemplo, o poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes, lido no sexto ano, apresenta a seguinte imagem: “o bigode é a antena do gato”. Quando lemos essa definição, a visão de uma antena (de animal ou de aparelhos eletrônicos) vem à nossa mente e associamos suas características (apêndices que servem para captar sinais) ao bigode do gato.

Ensino Fundamental. São Paulo: Anglo, 2006 (7º. ano, Cad. 1, p. 11)

6.1. Nos dois poemas há imagens semelhantes: vôo do pássaro e asas da borboleta. Essas imagens poderiam ser interpretadas como Liberdade.

a) No texto I há duas palavras antônimas (palavras de sentidos contrários) que, juntas, sugerem a idéia de liberdade ou de libertação. Quais são elas?

b) Como se pode interpretar a imagem contida nos versos “e nas palavras/solte seu vôo”? Relacione sua resposta com a definição de imagem, do texto III.

c) Releia o texto II - A repetição da palavra “caminho”, no começo de três versos, tem a função de acentuar o ritmo do poema. Mas não apenas. Ela serve também para intensificar o significado: assim repetido, o caminho parece cada vez mais longo.
Qual será o lugar mais distante e mais difícil de ser atingido pelo sujeito do poema, se ele conseguir as “asas de borboleta”?