sexta-feira, 16 de maio de 2008

ECLUSA DA USINA DE NOVA AVANHANDAVA-SP E BARCO ODISSÉIA DE BURITAMA-SP

Pessoal gostaram do passeio? Acredito que sim, pois nos divertimos e vimos na prática o que aprendemos teoricamente nas aulas de Geografia.


Partindo disso, gotaria que vocês comentassem como foi presenciar algo que haviam estudado teoricamente ou que ainda vão estudar. Como foi andar de barco em pleno rio Tietê e ver que toda aquela poluição, que há nela em São Paulo - Capital -, não vemos no interior.

Assim, gostaria que postassem, aqui, os pontos mais importantes deste ótimo passeio, coordenado pela Coordenadora Ejania e idealizado pelo Professor de Geografia Adeilton. Aderido por vocês, alunos. Contando, também, com a participação dos pais Ana Paula e Milton; e
minha Professor Anderson.


Obrigado.


Comentários recebidos até 23-05-2008.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

AVISO A TODOS OS PAIS E ALUNOS.

Senhores pais e alunos,

Na semana de 21 a 30/05/2008, não haverá textos para serem comentados no blog em virtude da semana de avaliação mensal da Escola Dinâmica Anglo, por isso dediquem-se ao estudo diário, pois "aula dada hoje, é aula estudada hoje".

Após a semana de avaliação, retornaremos aos trabalhos.

Obrigado.

Professor Anderson J. de Paula.

9º ano (8ª série) - Texto: Quero

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até às 18h.


1. O poema mostra como o eu-lírico se sente diante da paixão, do amor. Que estrofe do poema você “diria”, “declararia”, “declamaria” à pessoa amada? Transcreva-a


2. No poema, a descoberta do amor não determina ao eu-lírico a certeza de sua realização.


a) Como o eu-lírico se mostra em todo o poema?

b) O que representa a pessoa amada para o eu-lírico?


3. O título Quero transmite um tom incisivo (insistente) ao poema e se repete três vezes ao longo do texto.


a) O que essa repetição indica em relação ao comportamento do eu-lírico?

b) A primeira estrofe revela o desejo intenso do eu-lírico de ovir “eu te amo”. Como é transmitida essa intensidade?

c) O tom incisivo do “quero” permanece em todo o poema? Justifique.


4. Na segunda e terceira estrofes, o eu-lírico declara sua insegurança quanto ao que o ser amado sente.


a) Em que momento essa insegurança desaparece?

b) Que recuso lingüístico é empregado na terceira estrofe para evidenciar a idéia de exaustão a que o eu-lírico se refere?


5. Na quarta estrofe, o eu-lírico torna-se ainda mais incisivo e objetivo.


a) Identifique a forma verbal que leva a essa conclusão.

b) Observa-se também o emprego do pronome isto três vezes. O que o uso desse recurso indica sobre o jeito de o eu-lírico ver o amor?


6. O desfecho do poema nos remete a uma situação de dependência do eu-lírico em relação ao que o outro sente.


a) Como você interpreta o verso “Eu te amoamoamoamoamo”?

b) O que sugere a ligação entre as palavras no verso “Eu te amoamoamoamoamo” sobre o momento vivido pelo eu-lírico?


7. Em sua opinião, o que a disposição, número de sílabas e o número irregular dos versos nas estrofes, enfatizam sobre o sentido do texto?




Bom trabalho e bons estudos para as avaliações mensais.

8º ano (7ªsérie) - Texto: A transformação.

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até as 17h30m.


1. Algumas transformações que ocorrem na adolescência são o tema desse texto.


a) Dentre as afirmações a seguir, transcreva a que melhor apresenta o assunto abordado no texto.

“Banho só na base de muita ameaça.”
“Mudanças estranhas estão acontecendo com meu filho.”
“Jamais se preocupou com o aniversário de ninguém, a não ser com os de “Magic Johnson e de Michael Jordan.”


b) Que exemplos o narrador apresenta para comprovar essa afirmação?


2. Leia o verbete metamorfose.


Metamorfose s.f. 1. Transformação de um ser ou de uma coisa. 2. Mudança de forma. [...] 6. (Fig.) Modificação considerável no estado ou no caráter de uma pessoa.

Adriano da Gama Kury. Minidicionário Gama Kury da língua portuguesa. São Paulo, FTD, 2002, p. 700

a) De acordo com o texto, qual é a metamorfose vivida pelo adolescente?

b) Que mudanças no comportamento do adolescente foram observadas a partir destas passagens do texto?

“Nunca ia a festas, não dançava [...].”

“[...] não ligava para roupas.”

“Jamais se preocupou com o aniversário de ninguém [...].”

Não atendia ao telefone.

“[...] jogava bola o dia inteiro [...].”


3. No segundo parágrafo, o narrador percebe uma mudança no comportamento do filho.


a) O que pode ser percebido sobre o estado de espírito em que se encontra o adolescente?

b) O que indicam as reticências empregadas no final do parágrafo?


4. O filho diz ao pai que quer uma camisa nova (preta) para ir ao aniversário de uma colega.


a) Como ele se refere à colega que irá fazer aniversário?

b) Por que, ma sua opinião, o garoto dirige-se ao pai dessa maneira?


5. No diálogo entre pai e filho aparecem trechos dentro de parênteses. Por que foram usados os parênteses nesses trechos?


6. Num determinado momento do diálogo, o pai pergunta diretamente ao filho se ele está namorando. Por que a expressão “sua colega” foi colocada entre aspas?


7. No diálogo entre o narrador-personagem e o filho, é possível observar traços da oralidade, como no trecho abaixo. Reproduza oralmente esse diálogo, observando a entonação e o ritmo da fala das personagens.

“__ Fala direito, cara, oxen!
__ Poxa, meu pai, é aniversário “de minha colega” e eu tenho que ir.
__ Ah, bem legal, e aí?”

Agora responda: o que é possível inferir (entender) sobre a relação entre pai e filho?




Bom trabalho a todos e bons estudos para as avaliações mensais!!

7º ano (6ªsérie) - Texto: Como ensinar a dobradinha direitos-deveres.

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até às 17h.


1. A psicóloga Rosely Sayão mostra, em seu texto, que o processo educativo de crianças e adolescentes passa obrigatoriamente pela discussão dos conceitos envolvidos na “dobradinha direito-deveres”.


a) A que tipo de público o texto está dirigido?

b) O que fica subentendido na relação entre direitos e deveres, qualificados no texto como uma “dobradinha”?

c) Que argumento a psicóloga utiliza para desenvolver esse tema em seu texto?


2. Pra exemplificar o seu ponto de vista, a autora afirma que a criança e o adolescente chegam a duas conclusões equivocadas sobre o tema.


a) O que as crianças e os adolescentes concluem sobre direitos e deveres?

b) Segundo a autora, que leva crianças e adolescentes a construírem essa idéia equivocada?

c) Você concorda ou discorda do que é afirmado pela autora? Elabore um argumento que justifique sua opinião.



3. No desenvolvimento do texto, a autora apresenta exemplos para comprovar a idéia equivocada que crianças e adolescentes têm a respeito de direitos e deveres.


a) Que situações exemplificam por que crianças e adolescentes acreditam que “o dever atrapalha o direito”?

b) Você já passou por uma situação semelhante, em que tenha cometido o mesmo equívoco? Qual?


4. A autora afirma que os pais e professores, muitas vezes, estimulam, sem perceber ou querer, a confusão entre direitos e deveres.


a) Como eles poderiam contribuir para que as crianças e os jovens tivessem uma percepção mais correta do que são direitos e deveres?

b) Cite três deveres ou obrigações que lhe sejam solicitados em casa, na escola ou na comunidade. A seguir, escreva três direitos que possam ser associados a esses deveres.


5. De acordo com a afirmação a seguir, certos deveres que temos hoje podem ser a garantia de certos direitos.


“[...] o dever de ir à escola restringe a diversão, mas está estreitamente ligado com o direito de uma vida mais digna no futuro.”


A partir dessa idéia, substitua cada * pelo direito que pode ser decorrente dos deveres citados a seguir.


a) Você tem o dever de cuidar do que é público para ter o direito *.

b) Você tem o dever respeitar o jeito de cada um ser para ter o direito *.


6. Pense sobre as questões abaixo e depois escreva sua opinião sustentando-a com um argumento.


a) Estudar é um direito ou um dever de toda criança?

b) Comportar-se de modo civilizado no trânsito é um direito ou um dever de todo cidadão, seja motorista ou pedestre?

c) Defender o meio ambiente é um direito ou um dever do cidadão?

d) Não aceitar comportamentos que revelem discriminação ou preconceito é um direito ou um dever de cada cidadão?



Bom trabalho e bons estudos para as avaliações mensais.

terça-feira, 13 de maio de 2008

6º ano (5ª série) - Texto: Chico Bento vai ao Shopping Center

Caros amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as questões podem ser respondidas até 17/05/2008 às 18h.


Antes de ler o texto, na primeira página há três questões embaixo que devem ser respondidas por vocês. Para respondê-las, você lerá o primeiro, segundo e terceiro quadrinhos antes de começar a história.


Questões:

1. Na história, Chico Bento passa por situações que, por viver em um ambiente rural, são inusitadas para ele.


a) Que aspectos (elementos) do shopping chamam a atenção de Chico Bento?

b) Como as pessoas que se encontram no shopping reagem diante das ações de Chico Bento?

c) Na sua opinião, o que leva as pessoas a reagirem dessa forma diante das ações de Chico Bento?


2. As ações da personagem no shopping além de divertir o leitor, trazem uma crítica subentendida. Deduza as críticas que estão “por trás” dos comentários que Chico Bento faz:


a) em relação ao shopping.
Comentário: “Só tem gente i loja, gente i loja...”


b) em relação às lojas.
Comentário: “A fessora mi insinô a lê na língua errada!”


3. A partir desta história, o que é possível inferir (compreender) sobre Chico Bento em relação:


a) ao que gosta?

b) a como se sente na cidade e no campo?

c) ao julgamento que faz das pessoas da cidade e das pessoas do campo?

d) ao que considera ser a vida na cidade e a vida no campo?


4. Chico Bento é uma personagem pertencente ao meio rural, e seu jeito de falar, de se vestir e de ser cativa e encanta o leitor.


a) A linguagem empregada pela personagem é uma variante da linguagem oral. Ele consegue comunicar-se com as demais personagens e com o leitor? Justifique.

b) Que efeito esse jeito de dizer pretende transmitir na construção (montagem) da personagem Chico Bento?

c) Se Chico Bento usasse em sua comunicação a linguagem da norma culta, a personagem teria a mesma força comunicativa? Justifique.



5. O primo de Chico Bento, para evidenciar toda a sua irritação diante do comportamento do primo, diz: “Não precisa dar tanta bandeira que você é um bicho-do-mato, ta?”.


a) As expressões em destaque são típicas da linguagem coloquial. Com que sentido elas foram empregadas?

b) Você concorda com que o primo diz a Chico Bento? Por quê?


6. Algumas palavras e expressões também transmitem as emoções das personagens. Indique a emoção que as palavras abaixo expressam:


a) “UAU!” (Chico Bento – página 1 – quadrinho 4 )

b) “UAI!” (Chico Bento – página 2 – quadrinho 1)

c) “AI!” (homem de escada rolante – página 3 – quadrinho 6)

d) “OH-OH!” (o primo de Chico Bento – página 6 – quadrinho 5)


7. Há palavras que representam os sons como nós ouvimos: são as onomatopéias. Identifique no quadrinho 6 da página 3 a que se refere o som:


a) “TUM”


Bom trabalho a todos.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ano (8ªsérie) Texto: Da Olivetti ao torpedo

Queridos amigos, seguem as questões referentes ao texto.


Conforme combinado, prazo de postagem até 13-05-2008 às 17h


1. A crônica aborda um tema atual: os avanços da tecnologia.


a) Que informação você desconhecia e descobriu com a leitura do texto?

b) Qual o ponto de vista apontado no texto em relação aos avanços tecnológicos?

c) Na sua opinião, com que finalidade se atribuiu um tom humorístico aos fatos narrados no texto?


2. O narrador-personagem inicia o texto referindo-se a fatos de sua infância.


a) A que ele se refere como "presente inesquecível"?

b) Quantos anos ele tinha e qual sua reação ao receber o presente?


3. Ao iniciar o curso, o narrador-personagem rapidamente aprende a usar as teclas da máquina de escrever.


a) Que expressões empregadas evidenciam essa agilidade?

b) Ele gostou muito de teclar a máquina. Que frase comprova esse sentimento do cronista?


4. A crônica também apresenta um momento glorioso vivenciado pelo narrador-personagem na 8ª série.


a) Como ele se destaca dos seus colegas?

b) Que recursos linguísticos são empregados para ressaltar a sonoridade das teclas? O que eles sugerem ao leitor?


5. De acordo com a crônica, a máquina de escrever do momento é o celular.


a) O narrador-personagem se inclui no público usuário dessa máquina? A que tipo de público epecificamente ele se refere?

b) Como ele se sente diante dessa "máquina de escrever"?


6. Na crônica são apresentados alguns argumentos que servem para justificar o ponto de vista do narrador-personagem sobre o uso do celular.


a) Que argumento é utilizado para justificar a dificuldade em digitar as teclas do celular?

b) Ao explicar por que o celular possuiu poucas teclas, o narrador faz uma crítica implícita. O que ou quem é criticado? Por quê?



Agora esta última questão refere-se a segunda parte "apliando o texto"


7. Este texto "A revolução científica" contido na parte "apliando o texto" tem como objetivo expor a evolução científica vivenciada pelo homem.


a) A finalidade desse texto é: persuadir (convencer) o leitor, transmitir dados e informações ou relatar experiências vividas por alguns cientistas?

b) Que conteúdo ele apresenta?



Bom trabalho a todos.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

8º ano (7ª série) - Texto: Megabytes de paixão

Queridos amigos, seguem as questões para interpretação do texto.



Conforme combinado, as respostas devem ser postadas até segunda-feira 12-05-2008 às 17h



1. Nesse texto, a narrativa se desenvolve a partir da queda do sistema de computadores num escritório.


a) Qual é o tema o texto?

b) Como as personagens se identificavam e se relacionavam até esse momento?


2. Ao levantar-se da cadeira, Vandemilson faz várias descobertas.


a) O que ele descobre sobre o seu local de trabalho?

b) O que a personagem sente ao encontrar pessoas trabalhando tão próximas?


3. O autor, ao conquistar o texto, utiliza um conjunto de palavras e expressões comuns a um determinado grupo.


a) A que grupo de leitores esse texto é mais especialmente dirigido?

b) Analisando o veículo de publicação do texto, por que o autor escolheu esse tipo de linguagem para escrever a crônica?

c) O que a linguagem empregada no texto, com tantas palavras e termos ligados à informática, pretende expressar?

d) Observe as expressões de informática utilizadas no texto. Podem-se encontrar algumas no sentido figurado? Quais são elas e em que sentido estão empregadas?


4. Releia do 14º ao 18º parágrafo. Ao se dar conta de que Natália era, definitivamente, a mulher com quem sempre sonhara, Vandemilson arriscou uma questão íntima.


a) Na conversa estabelecida entre eles, percebe-se um jogo de sentidos: o sentido real e o figurado. Qual é o sentido real, denotativo dessa conversa?

b) E qual é o sentido figurado?

c) Após ouvir as respostas de Natália, como Vandemilson se sente?

d) Que termos são empregados para descrever o modo como Vandemilson vê Nat e o que ele sente?

e) Observe a construção das falas do diálogo. São frases curtas ou longas? O que elas determinam sobre a maneira de as pessoas se relacionarem?


5. Esse texto retrata a visão do cronista sobre um tema do cotidiano. Qual o ponto de vista do cronista sobre as relações interpessoais?


6. No último parágrafo, o cronista expõe o que pensa sobre o assunto desenvolvido na crônica.


a) Levando em conta o veículo de publicação do texto e o público-alvo, qual pode ter sido o objetivo dessa crônica?

b) Que sentidos podem ser atribuídos a esse parágrafo?


Bom trabalho a todos.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

7º ano (6ªsérie) - Texto: A carta.

Queridos amigos, seguem as questões referentes ao texto desta semana.

Prazo para postagem: Domingo - 11-05-2008 às 14h30m


1. O texto inicia-se com um conflito, em torno do qual se desenvolve toda a história.


a) Que acontecimento desencadeia (abre) o conflito da narrativa?

b) Qual é o conflito da narrativa?


2. As ações das personagens são concentradas em tempo e espaço limitados.


a) Determine o tempo de duração a partir do dia em que Marta fez plantão em frente ao edifício de Haroldo e o desfecho da narrativa.

b) Qual a expressão usada que se repete, possibilitando a marcação desse tempo? Que efeito essa repetição produz às ações da narrativa?

c) O espaço tem como função principal situar as ações das personagens. Em que lugar se concentra a ação dessas personagens?


3. No terceiro dia, o carteiro desconfia do comportamento de Marta.


a) Qual é a reação dela diante da desconfiaça do carteiro?

b) Como o carteiro se comporta diante da reação da personagem?


5. No quarto dia, Marta "ficou sabendo que o carteiro se chamava Jessé [...]"


a) Como, provavelmente, Marta obteve as informações sobre Jessé?

b) O que fica subentendido sobre o sentimento entre as personagens nesse momento?


6. Passados alguns dias, Jessé convida Marta para ir a sua casa. Identifique o item que poderia substituir as reticências do seguinte frase: "se ela não se importasse...". Depois complete-a.
  • eu vou gostar muito de recebê-la.
  • em visitar uma casa simples e humilde, ele ficaria feliz.
  • ele não a convidaria mais.

7. No final, o leitor é surpreendido pela decisão de Marta de mandar Jessé entregar a carta, após ficar "olhando o envelope por um longo minuto".

a) Por que, na sua opinião, ela toma essa decisão?

b) Por que esse desfecho surpreende Jessé?

Bom trabalho a todos.

6º ano (5ª série) - Texto: Mila

Queridos amigos, seguem as questões referentes ao texto desta semana.

Conforme combinado, até dia 11-05-2008 às 14h

1) Nesse texto, o cronista revela o enorme sentimento de amor entre ele e seu cão, do momento da adoção até o dia em que o levou para o sacrifício.


a) Que trecho do texto revela o primeiro e o último contato entre o cronista e seu cão?

b) Você já viveu ou vivencia experiência semelhante?


2) Com que propósito, na sua opinião, o cronista publicou essa história em um jornal?


3) É comum a idéia de que são as pessoas que escolhem os seus animais de estimação. Segundo o cronista, no momento da adoção foi Mila que o escolheu como dono.

a) Por que você acha que o cronista inverteu essa idéia?

b) Em que outro momento o cronista confirma essa idéia?


4) Leia os versos a seguir. A partir da idéia ou imagem que transmitem, estabeleça uma associação com alguma situação narrada na crônica de Cony.
Observação: para cada estrofe faça uma associação com a situação do texto, isto é, terá três associações.


a) "A estrela cadente
me caiu
ainda quente
na palma da mão.
[...]"
(Paulo Leminski)


b) "O vento está dormindo na calçada,
O vento enovelou-se como um cão...
Dorme, ruazinha... Não há nada..."
(Mário Quintana)

c) "Aquilo que ontem cantava
já não canta.
Morreu de uma flor na boca:
Não do espinho na garganta."
(Cecília Meirelles)



5) Localize, na crônica, expressões que caracterizam:

a) o narrador como carinhoso e amigo.

b) Mila como pequena e carinhosa.



Bom trabalho a todos.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

AVISO IMPORTANTE A TODAS AS SÉRIES (6º AO 9º ANOS)

OLÁ GALERA, TUDO BEM? ESPERO QUE SIM.

NÃO SE ESQUEÇAM DAS INSCRIÇÕES PARA O SOLETRANGLO QUE SERÃO

REALIZADAS NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 05/05/2008 NO PERÍODO DA MANHÃ.

NÃO SE ESQUEÇAM TAMBÉM DA TAXA DE MATRÍCULA:

6º E 9º ANOS: 1 LITRO DE LEITE DE CAIXINHA

7º E 8º ANOS: I PACOTE DE BOLACHA COM TRÊS PRODUTOS DENTRO.

ESPERO CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO EM MASSA DE TODOS, POIS ESTE PROJETO SÓ ACONTECERÁ SE HOUVER A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS ALUNOS.

BOM FINAL DE SEMANA.

PROFESSOR ANDERSON.