quinta-feira, 19 de junho de 2008

7º ano (6ªsérie) - Texto: Blusão da Moda

Seguem a seguir as questões referentes ao texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 22/06/2008 às 18h.

Questões retiradas do livro: Novo Diálogo, Língua Portuguesa, 6ª série, Eliana Beltrão e Tereza Gordilho, FTD

1. A crônica, geralmente, trata de fatos do cotidiano das pessoas. Nessa crônica, o narrador conta, em 1ª pessoa, a tentativa de comprar um blusão numa loja.

a) A quem o narrador-personagem se dirige ao entrar na loja?

b) O que acontece quando o narrador pede para ver o blusão?


2. No terceiro parágrafo, o narrador-personagem descreve o dono da loja e a si mesmo.

a) Especifique os adjetivos que se referem:

Ao dono da loja;

Ao narrador-personagem;

b) O que o narrador evidencia com essa maneira de construir a descrição?


3. O narrador-personagem, no quarto parágrafo, torce para que o blusão, de que tanto gostou, caiba nele...

a) Que ação do dono da loja surpreende o narrador?

b) Por que, nesse parágrafo, foram empregadas aspas em “que pena, é muito grande”?


4. A crônica pode explorar a crítica, o humor, a ironia.

a) Copie a(s) frase(s) que, de acordo com o texto, apresenta(m) um tom irônico.

“Vejo um blusão de lã e me agrado dele.”

“Fico torcendo para que o número seja o meu [...].”

“Um cidadão cortês, prestativo, interessantíssimo na minha humilde pessoa.”

“_ Está bom demais: é blusão pra mim e meus quatro filhos...”

b) Explique o que dá o tom de ironia às frases escolhidas por você.


5. O narrador-personagem emprega diferentes termos para referir-se ao dono da loja.

a) Faça uma lista desses termos na ordem em que eles aparecem na crônica.

b) Com base nesses termos, o que fica subentendido sobre o que o narrador-personagem sente em relação ao dono da loja?


6. Releia o trecho do terceiro parágrafo, que descreve como age o comerciante ao saber do interesse do narrador pelo blusão exposto na vitrine.

a) Como age o comerciante nesse momento?

b) Que recursos lingüísticos empregados nesse trecho ajudam o leitor a construir a imagem descrita?


7. Com base no desfecho da crônica, responda: O que é possível concluir sobre o comportamento do vendedor, personagem do texto, em relação ao consumidor?

terça-feira, 17 de junho de 2008

AVISO A TODOS

Desculpem-me pelo transtorno, mas é que houve um pequeno problema técnico. Contudo, já foi sanado e as questões já estão disponíveis para serem respondidas e postadas.

Obrigado,


Professor Anderson José de Paula.

9º ANO) 8ª SÉRIE: TEXTO ADOLESCENTES

Seguem em anexo as questões referentes ao texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até dia 21/06/2008 às 19h30m


1. Nesses textos o autor apresenta para os leitores as transformações que ocorrem na fase da adolescência com os garotos e com as garotas.
Que recurso lingüístico permite identificar a quem cada texto se dirige?


2. A partir dos subtítulos Garotos – De repente... eles existem! / Garotas – De repente... elas existem!, o que pode ser entendido sobre a atitude do adolescente em relação ao sexo oposto?


3. Nas partes iniciais dos dois textos, o autor explicita a diferença entre o jeito de pensar dos garotos e das garotas. Veja.

· Elas: “Mas o que passa pela cabeça dos garotos? (Se é que passa alguma coisa... )”.
· Eles: “[...] o que as garotas querem? (Será que elas sabem?)”.

a) O que se pode observar nas relações entre garotas após a descoberta do sexo oposto?

b) Qual a percepção das meninas sobre os meninos, segundo o autor?

c) E qual a percepção dos meninos sobre as meninas?

d) Que recurso o autor utiliza para expressar essas dúvidas dos adolescentes em relação ao sexo oposto?


4. Segundo o texto, tanto garotos quanto garotas têm de arrumar o quarto, só que as garotas não gostam, mas arrumam, e os garotos não gostam e não arrumam.

a) O que pode determinar esse comportamento dos meninos e das meninas?

b) Você concorda com essas diferenças apontadas pelo autor? Justifique.


5. As cartas a seguir foram publicadas no livro Sexo para adolescentes, de Marta Suplicy. Leia-as

ELE:

Querida Marta,

Eu faço bastante esporte, mas as minhas pernas não ficam fortes e grossas como as de jogadores de futebol. Às vezes penso em desistir. Para azar total [...] tenho muitos pêlos nas costas. Como você pode me ajudar?

Ricardo
P.S.: Na escola me gozam e eu não tiro mais a camisa


ELA:

Querida Marta,

Eu me sinto muito feia, nada parece dar certo para mim: eu queria ter o corpo de uma miss, mas acho que nunca vou ter. Existe alguma coisa que eu possa fazer para melhorar?

Beijão da Vera Helena
(Marta Suplicy. Sexo para adolescentes. São Paulo, FTD, 1998)


a) Que aspectos causam insegurança nesses jovens?

b) O que você diria a esses jovens que pudesse ajudá-los a pensar diferente?


6. No texto Adolescentes, o autor expressa suas opiniões e também apresenta dados que podem ser comprovados cientificamente.

a) Indique, entre os itens que seguem, os que expressam opinião e os que se baseiam em dados e estudos científicos.

“Antigamente, quando as mulheres não tinham muitas perspectivas profissionais, casavam-se muito cedo, por volta de 14 ou 15 anos, e logo tinham filhos.”

“Todos (meninos e meninas) são inseguros, têm pais que os perturbam, têm de ir à escola, arrumar o quarto (o que a maioria não gosta de fazer).”

“De uma hora para a outra os adolescentes (meninos e meninas) espicham, engordam e emagrecem,”

“Mas o que passa pela cabeça dos garotos? (Se é que passa alguma coisa...).”

b) Releia os itens identificados como opinião do autor. Você concorda com ele? Justifique sua resposta com argumentos.

c) No primeiro item desta questão, a palavra antigamente determina de forma vaga a época em que o fato acontecia. É possível determinar em que época as mulheres não tinham muitas perspectivas profissionais?

8º ANO (7ªSÉRIE) TEXTO: CORDEL ADOLESCENTE, Ó XENTE!

Seguem em anexo as questões referentes ao texto.

Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até dia 21/06/2008 às 19h


1. O cordel, uma narrativa em versos, é um tipo de texto elaborado para ser declamado ou cantado.

a) O texto que você leu se inicia com uma apresentação. Quem se apresenta ao leitor/ouvinte? Qual o seu nome e o que faz?

b) Qual é a estratégia empregada pela cordelista para atrair a atenção das pessoas para o seu cordel?

c) Qual é o tema do cordel?


2. Na 4ª estrofe, a narradora começa a contar a história da garota que amava um cangaceiro.

a) Que aspectos do cangaceiro são ressaltados nessa estrofe?

b) Que expressão tipicamente nordestina é usada para qualificar o cangaceiro?

c) Transcreva a expressão da linguagem oral empregada pela narradora. Que significado ela adquire no contexto?


3. Ao referir-se à mocinha da história, na 5ª e 6ª estrofes, a narradora não a identifica claramente. Por que ela utiliza esta estratégia?


4. A primeira vez que Bertulina viu o cangaceiro, algo aconteceu.

a) Que imagem representa o despertar do amor em Bertulina?

b) Que verso expressa a emoção incontida desse momento?

c) Que efeito de sentido é decorrente dessa escolha?


5. O cangaceiro é caracterizado na 9ª estrofe.

a) Que versos mostram o seu jeito de ser?

b) O que esse trecho revela sobre as características do cangaceiro?


6. A 11ª estrofe narra o momento em que explode a paixão de Bertulina.

a) Que substantivos empregados nessa estrofe podem ser associados às sensações vividas por Bertulina?

b) Que sentido os substantivos empregados nessa estrofe atribuem ao momento narrado e consequentemente ao sentimento de Betulina?


7. Na 13ª estrofe, Bertulina, após o beijo, afirma estar assustada.

a) Qual a preocupação dela em relação ao beijo?

b) Na fala de Bertulina, o que as reticências podem revelar?


8. Doralice e Bertulina são a mesma pessoa.

a) Que pistas, no texto, podem levá-lo a concluir isso?

b) Com que objetivo a narradora pode ter usado essa estratégia na sua história.



Sugestões:


Assistiam aos filmes:


“Um lugar chamado Nottig Hill” ou “Lisbela e o prisioneiro”


São filmes que retratam amores impossíveis.


Bom trabalho a todos.

6º ANO (5ª SÉRIE) TEXTO: O MISTÉRIO DACASA MAL ASSOMBRADA

Seguem em anexo as questões referentes ao texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até dia 21/06/2008 às 18h



1. Em O mistério da casa abandonada, as ações das personagens e a maneira como elas são caracterizadas ajudam a compor o clima de suspense e de aventura da narrativa.


a) Que ações do narrador-personagem e de seus companheiros ajudam na construção desse clima?

b) Qual é o papel assumido pelo narrador-personagem e por seus companheiros nessa aventura?


2. Uma missão secreta de investigação a uma casa abandonada é o tema da narrativa.


a) Qual o termo usado, isto é, como era chamado, quando o narrador-personagem se refere:

Ao grupo de amigos

A Fernando, Mariana, Hindemburgo e Pastoff


Aos nomes Odnanref e Anairam

À casa abandonada

b) Encontre no texto o emprego de outros termos relacionados à situação de investigação e mistério dessa narrativa.

c) Se você fosse escrever uma história cujo tema fosse uma aventura na selva, que palavras escolheria para compor o clima de sua narrativa?


3. De acordo com a narrativa, o casarão é tido como mal-assombrado. A descrição que se faz dele no texto destaca exatamente os aspectos sinistros do lugar.

a) Releia o trecho em que o casarão é descrito e escreva as características de cada parte destacada.

As paredes

O portão

A fachada
A varanda

O telhado

As janelas

b) Na sua opinião, que impressões a descrição do casarão provoca no leitor?


4. Escreva o nome ODNANREF em uma folha de papel. Coloque-o na frente de um espelho e leia nome que aparece.

a) Que relação pode ser estabelecida entre o nome do autor do livro e o do menino que narra a história.


5. Nas narrativas, a ação – os acontecimentos da história – é organizada em uma seqüência chamada enredo. Observe a seguir cada uma das partes em que podemos dividir o enredo.

Apresentação ou Situação Inicial: parte inicial da história, em que se apresentam as personagens, os primeiros acontecimentos e as circunstâncias em que a história se desenvolverá.

Complicação ou Desenvolvimento: parte em que o conflito se inicia, isto é, quando surgem as complicações, os problemas, que serão resolvidos ao longo da história.

Clímax: parte culminante da história; é o momento de maior tensão, quando o conflito chega a seu ponto máximo.

Desfecho ou Situação Final: parte final da narrativa, que pode ser surpreendente, trágica, engraçada, feliz, intrigante etc. É o momento em que o conflito se resolve.

Agora, leia alguns acontecimentos da história e identifique a que parte do enredo eles pertencem:

a) A luz do quarto se acendeu e surgiu um velho horrendo, que avançou sobre as crianças; elas gritaram de pavor e conseguiram escapar com a ajuda do cão, deixando cair na fuga uma vela acesa.

b) O casarão incendiou; a polícia e os bombeiros foram chamados pelos vizinhos, permitindo a prisão do velho, um ladrão perigoso que usava a casa abandonada para esconder objetos roubados.

c) As crianças decidiram investigar um casarão abandonado com o objetivo de descobrir um tesouro escondido.

d) Na calada da noite, as crianças conseguiram invadir, por uma janela, o casarão abandonado e começaram a investigação.

6. Ao entrarem no primeiro quarto, no andar superior, algo surpreendeu os agentes secretos. Releia o trecho que corresponde a essa passagem – do 21º parágrafo ao 26º em voz alta, de maneira que o tom da fala da personagem seja coerente com a situação descrita e a intenção de surpreender, ameaçar, assustar as crianças.

a) Para transmitir o tom ameaçador da personagem e aumentar a tensão da narrativa, que recurso foi empregado no texto?

b) Que outras informações sobre a personagem ajudam a transmitir a tensão do momento?

c) A aparência e a voz dessa personagem podem nos remeter a que outras personagens de história de ficção?


7. Por que será que as crianças ficaram quietas e nem se encontraram no dia seguinte ao do episódio narrado? Levante hipóteses.


8. Dim-Dom!!! é um jogo de coragem. Cada um dos quatro caminhos possíveis o (a) levará a uma situação diferente. Participe do jogo, que está na última página.

Depois de jogar, escreva resumidamente as partes do enredo de sua aventura, de acordo com o ponto de partida e os caminhos que escolheu.

Apresentação ou Situação Inicial
Complicação ou Desenvolvimento
Clímax
Desfecho ou Situação Final