domingo, 5 de abril de 2009

9° ANO (8ª SÉRIE) O CASAMENTO

Conforme combinado as respostas deverão ser postadas até dia 08 de abril de 2009 (quarta-feira) às 18h30m


Bom trabalho a todos.



1-) A filha comunica ao pai seu desejo de casar-se de modo tradicional. Ele acha ótimo. Considerando-se o papel que o pai da noiva tem no casamento tradicional, levante hipóteses: Por que ele gosta da idéia?


2-) A filha quer ter um casamento tradicional, mas com algumas novidades.

a-) O que ela imagina no lugar do órgão e da música de Mendelssohn?

b-) Na sua opinião, o que verdadeiramente há de tradicional nesse casamento?


3-) Repare agora nestes dois comentários do pai:

"— Eu sei que não é da minha conta. Afinal, eu sou só o pai da noiva. Um nada. Na recepção vão me confundir com um garçom."
"— Desculpe. Eu sou apenas o pai. Um inseto. Me esmigalha. Eu mereço."

Por esses comentários, é correto dizer que o pai:

a-) se faz de vítima e quer maior atenção.

b-) ficou decepcionado com o tipo de casamento que a filha deseja fazer e, por isso, se menospreza.

c-) está feliz e orgulhoso com a idéia de participar do casamento da filha, mesmo que seja um casamento diferente dos convencionais.


4-) Observe o que o pai diz, referindo-se ao futuro genro e à filha:

• "— Eu não estou implicando. Eu gosto dele. Eu até o beijaria na testa se algum dia tirasse aquele capacete de motoqueiro."
• "— Mas que implicância? É um ótimo rapaz. Tem uma boa cabeça. Pelo menos eu imagino que seja cabeça o que ele tem debaixo do capacete."
•"É como se fosse um filho. Eu às vezes fico esperando que ele me peça uma mesada."
•"Por um estranho processo de degeneração genética, eu sou pai de uma gatona."
•"Varum e Gatona, a dupla dinâmica, está neste momento, sozinha, no meio do mato."

a-) Que contradição se verifica na primeira e na segunda fala do pai?

b-) Em todas essas falas, com que tipo de postura o pai se refere ao rapaz?
• irônica •compreensiva •amiga

c-) Com base nessas falas, conclua: O rapaz é o genro ideal, aquele que o pai da moça esperava ter? Que comportamentos do pais justificam sua resposta?


5-) Varum e Gatona se preparam para acampar. O pai fica preocupado, mas todos dizem que não há perigo.

a-) Qual é a verdadeira preocupação do pai da Gatona?

b-) Isso revela que os valores do pai, quanto a relacionamento amoroso, são liberais ou conservadores?


6-) O pai vai conversar com o Padre Osni a respeito da cerimônia.

a-) Na sua opinião, qual é a provável intenção dele ao procurar o padre?

b-) A expectativa do pai é atendida? Por quê?


7-) Padre Osni também surpreende o sogro de Varum. Com base nas idéias do padre, no seu apelido, nasua linguagem e no boné que ele usa na cerimônia, conclua:

a-) O padre provavelmente é jovem ou idoso? Justifique.

b-) O padre revela ter sobre o casamento uma concepção liberal ou conservadora? Justifique.


8-) O sogro mostra-se o mais conservador de todos nessa história. Contudo, nem sempre foi assim. Quefatos de sua juventude comprovam que ele também foi um jovem de comportamento ousado?


9-) O narrador não descreve como foi o casamento. Mas, por meio da conversa entre o sogro e o genro,é possível conhecer alguns detalhes da cerimônia.

a-) Considerando sua resposta à questão 8, responda: O comportamento do sogro surpreende? Por quê?

b-) O desfecho da história faz crer que o comportamento do sogro na cerimônia não ocorreu por acaso, mas é resultado de um processo de mudanças que ele vinha assimilando aos poucos. Dos trechos a seguir, identifique aquele que comprova isso e, em seguida, explique por quê.

• "— Como, não tem perigo? Um homem e uma mulher, dentro de uma tenda, no meio do mato?"
• "— Não, Padre Tuco. É que a Ga... A Maria Helena me disse que ela pretende entrar dançando na igreja."
•"— Acampar? Só vocês dois?"


10-) O texto enfoca uma situação em que se chocam valores de duas gerações. Sobre esse choque, responda:

a-) A diferença de valores é vista como uma barreira intransponível para o relacionamento familiar entre pais e filhos? Justifique.

b-) De acordo com o texto, os valores das pessoas são fixos e imutáveis ou podem mudar como resultado de novas experiências? Comprove sua resposta com dados do texto.


11-) Os versos que seguem são um trecho de uma música do grupo Legião Urbana. Leia-os:

Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais.
Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo.
São crianças como você.
O que você vai ser
Quando você crescer?

(Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá)

Comparando os versos com o texto lido, aponte:

a-) uma semelhança entre eles;

b-) uma diferença entre eles.

8° ANO (7ª SÉRIE) RELATO DE OCORRÊNCIA EM QUE QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA

Conforme combinado as respostas deverão ser postadas até dia 08 de abril de 2009 (quarta-feira) às 18h



Bom trabalho a todos.



1-) O texto lido é um conto e se chama "Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência". A expressão relato de ocorrência faz lembrar outra bastante utilizada no meio policial: boletim de ocorrência ou B.O. Na parte inicial do texto, até determinado parágrafo, vários elementos da linguagem aproximam o conto da notícia policial.

a-) Identifique ao menos três elementos do texto que sejam comuns na linguagem da notícia policial.

b-) A partir de qual parágrafo o texto passa a ter feições diferentes da notícia policial?


2-) Considerando os fatos inicialmente narrados e o rumo que a narrativa toma após o envolvimento das personagens Elias, Lucília, Marcílio e Ivonildo, nota-se que há uma quebra de expectativa no texto.

a-) O que se esperava que o texto fosse relatar em primeiro plano? Por quê?

b-) Que fato ganha o primeiro plano na narrativa?


3-) Releia o 6° e o 7° parágrafos, observando as ações e o estado emocional de Elias.

a-) Como está Elias emocionalmente nesses parágrafos?

b-) Que comportamento repetitivo de Elias confirma esse estado emocional?

c-) Quando Elias pede um facão à mulher, é criada outra expectativa que não se cumpre. Conside­rando o contexto e o estado emocional da personagem, levante hipóteses: O leitor é levado a supor que Elias pede o facão com que finalidade?

d-) Qual das seguintes frases do texto confirma a resposta dada ao item acima?
• "Elias cospe no chão várias vezes, com força, até que a sua boca seca."
• "Elias segura o facão na mão, como se fosse um punhal"
• "Bom dia, diz Elias entre dentes, olhando pros lados."

4-) Observe as frases seguintes, ditas por Elias a Marcílio e Ivonildo no momento em que a polícia está embaixo da ponte, resgatando os mortos:

"A situação não anda boa não"
"Se eu pudesse eu também era rico"

a-) Essas frases são incoerentes com o contexto da tragédia. Por quê?

b-) Considerando que, em seguida, Elias começa a descarnar a vaca, essas frases passam a ter relação com o novo contexto? Por quê?


5-) Além dos moradores da região em que ocorreu o acidente, outras pessoas se aproximam da vaca e também tentam tirar proveito da situação. Levante hipóteses:

a-) Por que, na sua opinião, as personagens não permitem que o açougueiro e seus dois ajudantes participem?

b-) Por que o motorista do carro da polícia recebe autorização e até uma faca para pegar carne?

c-) Levante hipóteses: Por que o motorista é o único que nada diz ao açougueiro?

6-) Embora o texto focalize as ações ocorridas sobre a ponte, fica implícito um paralelismo, isto é, uma correspondência entre essas ações e as que estão ocorrendo embaixo da ponte. Nos dois espaços, há morte e sangue.

a-) Compare as ações das personagens em cima da ponte com as prováveis ações dos policiais embaixo da ponte. Em que se assemelham?

b-) Embaixo da ponte, os policiais deparam com a morte, e isso certamente lhes provoca tristeza. Que significado tem a morte para as persona­gens em cima da ponte?

c-) Que circunstância relacionada com a mulher de Elias se associa à vida?


7-) Os textos de Rubem Fonseca às vezes produzem no leitor um sentimento de grande perplexidade, devido ao absurdo de certas situações, que levam as personagens a perder completamente os sentimentos e o senso de humanidade e a quase se tornar animais.

a-) Que atitudes e comportamentos das personagens revelam brutalidade, animalização e perda de sentimentos e do senso de humanidade?

b-) Com base nos fatos do texto, qual a causa desse embrutecimento do ser humano?


8-) O conto é um gênero literário que tem algumas semelhanças com a crônica: é curto e apresenta tempo, espaço e número de personagens limitados. O conto, porém, costuma ser mais denso e profundo, com personagens trabalhadas psicologicamente. Tais características se verificam no conto lido? Justifique.


9-) Considere o título do conto. Você já deve ter visto certos filmes ou novelas de TV que trazem nos letreiros finais uma observação deste tipo: "Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos ou pessoas conhecidas é mera coincidência". Por meio desse aviso, os produtores dos filmes ou novelas procuram garantir que a obra não se baseia em pessoas ou acontecimentos reais. No conto de Rubem Fonseca:

a-) Há preocupação em associar o texto a uma obra de ficção?

b-) Por que a linguagem policial — própria dos boletins de ocorrência —, empregada na 1ª parte do texto, contribui para dar realismo ao acontecimento relatado?

c-) Conclua: Provavelmente, para o autor, qual é o papel social da literatura?

7º ANO (6ª SÉRIE) O PRECONCEITO RACIAL

Conforme combinado as respostas deverão ser postadas até dia 08 de abril de 2009 (quarta-feira) às 17h30m


Bom trabalho a todos.



1-) No texto I, Cinthya conta a experiência que teve ao querer comprar uma blusa. Releia a explicação que a gerente deu a Cinthya.

a-) Na sua opinião, os funcionários da loja agiriam da mesma forma com uma pessoa branca, mas vestida com roupas simples?

b-) O preconceito manifestado pelas pessoas dessa loja é social, racial ou dos dois tipos?


2-) No texto II, Augusto sentia-se humilhado por causa do preconceito que sofria. O hipismo, porém, mudou a vida dele. Por que você acha que isso aconteceu?


3-) A atriz Zezé Mota conta que o contato com os negros americanos, em 1968, foi para ela uma espécie de batismo. Que sentido tem essa palavra nesse contexto.


4-) No depoimento do jogador Marcelinho Carioca, há exemplo de pessoas preconceituosas e exemplos de pessoas sem preconceito.

a-) Quais são os exemplos de pessoas sem preconceito?

b-) De acordo com o texto, a ausência de preconceitos pode aproximar as pessoas? Justifique sua resposta.

c-) Pelo que conta o jogador, o preconceito leva a vítima ao isolamento? Por quê?


5-) De acordo com o depoimento do cantor Netinho, a revolução entre os negros começou pela estética.Mas o texto acaba revelando outro tipo de revolução.

a-) O que o cantor quer dizer com a palavra estética?

b-) Qual é o outro fator importante que acabou dando mais condições aos negros de se destacarem socialmente? Por que ele é importante?


6-) Na situação vivida por Cristina Akisino em sala de aula:

a-) Você acha que a intenção da professora era magoar a aluna, debochando dela perante a classe?

b-) O comentário da professora revela preconceito racial ou não? Por quê?

6° ANO (5ª SÉRIE) IRMÃO DE ENXURRADA

Conforme combinado as respostas deverão ser postadas até dia 08 de abril de 2009 (quarta-feira) às 17h


Bom trabalho a todos.



1-) Quem narra a história é o irmão mais velho. Que idade provavelmente ele tem? Justifique sua resposta.


2-) No início do texto, o irmão mais velho descreve o irmão mais novo como "coisica", montinho", "uma sementinha viva".

a-) Por que, na sua opinião, ele ficava horas olhando-o no berço?

b-) Que tipo de sentimento, provavelmente, ele tinha pelo irmão?


3-) A partir do segundo parágrafo do texto, o menino passa a chamar o irmão de "pancada", "um saco","meleca", "bostinha" e "burro".

a-) Que sentimento, na sua opinião, o irmão mais velho revela, agora, em relação ao irmão mais novo?

b-) Por que seu sentimento mudou?


4-) Sempre que um irmão sente ciúme do outro, achando que está em segundo plano quanto ao carinho dos pais, a tendência é ele ver a situação de modo exagerado e se fazer de vítima. Você acha que esse é o caso do irmão mais velho? Por quê?

5-) No final da história, o comportamento do irmão mais velho surpreende o leitor.

a-) Qual é esse comportamento?

b-) Na sua opinião, qual é a razão dessa mudança de comportamento?

6-) O irmão mais novo não conta à mãe a história da enxurrada.
Por que, na sua opinião, ele escondeu essa história de irmão de enxurrada?


7-) O irmão mais velho, ao contar a Augusto a história que inventou, termina dizendo que gosta dele, mesmo ele sendo "irmão de enxurrada", expressão que é o título do texto. Por que, nessa situação, ele chama Augusto desse modo?


8-) Leia este trecho:

"Lembra outro dia, a gente ficou sentado no meio-fio lá de casa, com o pé numa água que descia a rua... Fize­mos barquinho com formiga dentro, lembra?"

Considerando esse contexto, que outro sentido, figurado, ganha a expressão "irmão de enxurrada"?