Gramática (do Grego transliterado grammatiké, feminino substantivado de grammatikós), é a "arte de ler e de escrever", (pelo Latim grammatica, com o mesmo significado, Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda). Segundo um Dicionário da língua portuguesa: é o conjunto de regras individuais usadas para um determinado uso de uma língua, não necessariamente o que se entende por seu uso "correto". É ramo da Lingüística que tem por objetivo estudar a forma, a composição e a inter-relação das palavras dentro da oração ou da frase, bem assim o seu apropriado ou correto uso.
Numa expressão simples, porém extremamente elegante e geral, "Gramática", como alguém já disse, "é a arte de colocar as palavras certas nos lugares certos" (ECKERSLEY, C. E. (M.A.) & MACAULAY, Margaret (M. A.). Brighter Grammar. London: Longsman, Green & Co. Ltd., 1955).
Gramática, portanto, numa abordagem generalista, não se vincula a esta ou àquela língua em especial, senão a todas. Contém o germe estrutural, por assim dizer, de todas, realizando a conexão essencial subjacente à relação de cada uma com as demais.
Os diversos enfoques da gramática (normativa, histórica, comparativa, funcional e descritiva) estudam a morfologia e a sintaxe que tratam, somente, dos aspectos estruturais, constituindo, assim, uma parte da lingüística que se distingue da fonologia e da semântica (que seriam estudos independentes), conquanto estas duas possam compreender-se, também, dentro do escopo amplo da gramática.
Classificação:
Sintaxe
Semântica
Etimologia
Fonética
Morfologia
Literatura
Tipos
Gramática descritiva
Gramática gerativa
Gramática formal
Gramática funcional
Gramática normativa
Gramática transformacional
Gramática universal
Gramática implícita
Também, costuma-se classificar a Gramática em partes "autônomas, porém harmônicas entre si", afim de facilitar o seu estudo.
Uma classificação mais antiga (não significa incorreta...) estipula as seguintes partes:
Fonética;
Morfologia;
Sintaxe; e
Tópicos especiais (elementos de etimologia, versificação, história etc.).
Uma classificação mais atual, comporta:
Comunicação e expressão;
Fonética;
Morfologia;
Sintaxe;
Etimologia;
Semântica;
Literatura;
Lógica.
Esta última, contudo, não pretende ser uma classificação definitiva, exaustiva ou única.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gramática
Olá alunos da Escola Dinâmica Anglo de Iturama MG, criei este espaço para trabaharmos com atividades extra-classe para podermos ampliar nossos conhecimentos a cerca da Gramática, dentro de nossa Língua Portuguesa Brasileira.
Aqui, poderemos ler textos, discuti-los, refletir o uso da gramática nele, e, sobretudo, entender a relevância dela em nosso dia-a-dia.
Trocaremos informações e faremos exercícios para que possamos assimilar os conteúdos que trabalhamos em sala de aula, já que temos de usar a internet não só como ferramenta para entretenimento, mas também como forma de estudo, reflexão e aplicação de conteúdos vistos em sala de aula.
O blog terá esta função de auxiliá-los no entendimento da Gramática, pois ela é, como diz uma amiga minha professora "o pé da letra" "a base de tudo" " a essência" "a estrutura da Língua Portuguesa Brasileira" Francine.
Por isso, declaro aberto neste momento este blog, para que façamos dele nossa fonte de estudo e entretenimento on-line.
Abraços a todos e bons estudos.
Professor Anderson J. de Paula
domingo, 30 de março de 2008
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12 comentários:
oi anderson, fiquei feliz pelo seu blog, espero que todos o acessem para que as dúvidas sejam sanadas.
sempre que precisar, procure-me, sempre procurarei por vc quando precisar, bj
o anonimo sou eu, a francine
kkkkkkkkkkkkk
Oi professor Anderson
Parabéns por subir na vida, e q vc possa ensinar outros alunos, a subir tambem!!!!!!!!
bye-bye
ass:Amanda Alves Gianezi
Oi Anderson
tuas aulas são otimas vc esta de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bye-bye xau
Anderson,
nao sei como conseguir chegar até aqui!!
kkk
como que eu fasso para ver as perguntas !!
é a Carol Garrido
da 6ªsérie!!
como que eu fasso para ver as perguntas?
Respostas
1)
a) P. Lucia= pelúcia
Lucia é uma grande fabricante de ursinhos de ‘pelúcia’.
b)Décio Machado=desce o machado
O guarda florestal ‘desci o machado’
c)H. Lopes=agalopes (em cima do cavalo)
O professor de hipismo chega a aula agalospes
2)
a) O poema possui 7 estrofes.
b) A 1º estrofe é formada por 3 versos,a 2º por 2, a 3º por 2, a 4º por 2,a 5º por 4, a 5º por 2, a 6º por 2 e a 7º por 3.
3) “A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha? ”
R: O autor quis dizer que a flor com q a menina sonha está em se sonho ou a sua frente.
4)
a) Tortas, retas, quebradas e sinuosas.
b)Com o substantivo “linhas”.
c) A concordâcia seria que os desenhos são tortos, retos, quebrados e sinuosos.
5)
a) Nota=valor de dinheiro.
b) Nota=quantidade contidas em provas.
c) Nota=nota musical.
d) Nota=valor de dinheiro.
e) Nota=de anotação.
6)
a)O artigo indefinido ‘UM’.
Eu acredito que esteja falando de modo geral.
b) Foi usado o artigo definido ‘o’ para demonstrar algo pessoal, ou seja um sapato.
Aluna:Michele Queiroz Balech
Série:6º ano
Respostas
1)
a) P. Lucia= pelúcia
Lucia é uma grande fabricante de ursinhos de ‘pelúcia’.
b)Décio Machado=desce o machado
O guarda florestal ‘desci o machado’
c)H. Lopes=agalopes (em cima do cavalo)
O professor de hipismo chega a aula agalospes
2)
a) O poema possui 7 estrofes.
b) A 1º estrofe é formada por 3 versos,a 2º por 2, a 3º por 2, a 4º por 2,a 5º por 4, a 5º por 2, a 6º por 2 e a 7º por 3.
3) “A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha? ”
R: O autor quis dizer que a flor com q a menina sonha está em se sonho ou a sua frente.
4)
a) Tortas, retas, quebradas e sinuosas.
b)Com o substantivo “linhas”.
c) A concordâcia seria que os desenhos são tortos, retos, quebrados e sinuosos.
5)
a) Nota=valor de dinheiro.
b) Nota=quantidade contidas em provas.
c) Nota=nota musical.
d) Nota=valor de dinheiro.
e) Nota=de anotação.
6)
a)O artigo indefinido ‘UM’.
Eu acredito que esteja falando de modo geral.
b) Foi usado o artigo definido ‘o’ para demonstrar algo pessoal, ou seja um sapato.
Aluna:Michele Queiroz Balech
Série:6º ano
1 a) Bichinhos.
b) Machado.
c)Hipismo.
2 a) 6 estrofes.
b) 2,3 e 4 versos.
3 “Alua com que a menina sonha é o linho do sonho ou a lua da fronha” ?
4 a) Tortas, retas, quebradas e sinuosas.
b) Linhas.
c) Ficaria estranha sem concordância.
5 a) Dinheiro.
b) Prova.
c) Musicais.
d) Reais.
e) Importante.
6 a) São artigos indefinidos, e estão falando de modo geral.
b) Para definir o sapato.
Diego
-Sim, os (Chavantes).
-Os índios foram importante para o descobrimento do Brasil.
-Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
-Porque quando o Brasil foi descoberto os índios já habitavam nosso país.
-Porque não havia outro nome mais bonito que esse.
DIEGO
1)
a) “Era pouco maior que minha mão: por isso eu precisei das duas para segurá-la, 13 anos atrás. E, como eu não tinha muito jeito, encostei-a ao meu peito para que ela não caísse”[...]
b) Não.
2) Em minha opinião foi para poder expressar seus sentimentos.
3)
a) Pois, todas as histórias têm o mesmo sentido, para mudar o sentido lógico ele procurou fazer mudanças.
b) Quando diz que a amava.
4)
a) Ela era pouco maior que minha mão, então tive que segura-la com as duas.
b) Amá-lo
c)?
5)
a) “Foram treze anos de chamego e encanto”.
b) [...] “Solidária encostou sua cabeça em meus joelhos”[...]
Marina Cypriano Rabelo
5ª série.
anderson demoro mais entrei no teu blog gostei muito valeu
1-) Rodrigo, o aluno novo, logo recebe o apelido de Gaúcho quando entra naquela escola.
a-) O que os colegas mais estranham em Rodrigo?
Eles estranham o seu sotaque.
b-) Essa escola fica no Rio Grande do Sul ou em outro Estado brasileiro? Por quê?
Não, porque só ele que é gaúcho.
2-) Dos colegas da sala, o gordo Jorge era o que mais insistia em rir e debochar de Rodrigo. Por que você acha que ele agia desse modo?
Por causa das diferenças dele com as de Rodrigo, que ele não supera como o sotaque.
3-) Quando Rodrigo, ao contar por que chegou atrasado, diz "Nós vinha...", a professora o interrompe dizendo "Nós vínhamos". Por que você acha que ela disse isso?
Por causa que ela estava o corrigindo, porque não era correto dizer nós vinha.
4-) Rodrigo conta que seu pai "atravessou a sinaleira e pechou". A professora não conhecia a palavra pechar, mas conseguiu descobrir o sentido dela.
a-) Como foi que ela descobriu o significado da palavra?
Ela procurou uma tradução pelo relato do gaúcho.
b-) Qual é a origem dessa palavra, que hoje também pertence ao português?
Ela é uma palavra espanhola.
5-) A professora ensina à classe que, apesar de o país inteiro falar português, de um lugar para o outro existem muitas variações.
a-) Que palavras a professora provavelmente usaria em lugar de tu, sinaleira e auto?
No lugar de tu ela usaria você, no lugar de sinaleira ela usaria semáforo e no lugar de auto usaria automóvel ou carro.
b-) Na sua região, as palavras coincidem com as usadas pela professora ou com as usadas por Rodrigo?
Elas coincidem com as palavras usadas pela professora.
6-) Rodrigo acabou sofrendo preconceito em razão de falar português de modo diferente do falado pela maioria. Você já viveu ou presenciou uma situação parecida com essa? Comente-a.
Não nunca. Aluna: ÁLLANY MONAISA A. SEVERINO
5ªserie / 6° ano
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