sexta-feira, 20 de março de 2009

8° ANO (7ª SÉRIE) TEXTO: O ESTRANHO PROCEDIMENTO DE DONA DOLORES

Conforme combinado, seguem as questões para serem respondidas até terça-feira (24/03/2009) às 18h



Bom trabalho a todos.



1-) O "problema" de dona Dolores se manifesta à mesa, quando a família está almoçando. Todos fican chocados com os sorrisos, com o tom de voz de dona Dolores e com as frases ditas por ela.


a-) O que há de estranho no procedimento de dona Dolores?


b-) A que tipo de linguagem se assemelham as frases de dona Dolores?


c-) Que meios de comunicação veiculam mensagens desse tipo?


d-) Os sorrisos e o tom de voz apresentados nas falas de dona Dolores também são comuns nesse tipo de mensagem? Por quê? Que idéia pretendem veicular?



2-) Releia todas as falas de dona Dolores:


a-) Quais são os produtos que ela "anuncia" e a que membro da família cada um deles se destina?


b-) Desses produtos, quantos se destinam exclusivamente a ela mesma?


c-) Pelo número de produtos destinados a ela própria, a que conclusão se chega: ela se preocupa mais consigo mesma ou com a família? Justifique.



3-) Segundo Nelly de Carvalho, especialista em linguagem publicitária, a mulher é vista pela publicidade como compradora. Veja o que a pesquisadora afirma:
"[a mulher] desempenha a função de protetora/provedora das necessidades da família e da casa, constituindo a própria imagem da domesticidade (de domus, 'casa'). Isso não significa, porém, arcar com o ôrtus material do lar, ou seja, pagar as despesas, mas com o trabalho de sair de casa, escolher e comprar, ela é a compradora oficial."
(Publicidade — A linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996. p. 23-4.)

De acordo com o texto:


a-) Dona Dolores desempenha, socialmente, alguma atividade profissional?


b-) Se mulheres como dona Dolores não arcam com o ônus material do lar, isto é, com as despesas, então por que muitas campanhas publicitárias têm as donas de casa como alvo?


c-) Retire do texto ao menos duas frases que comprovem que dona Dolores é a protetora/provedora de toda a família.



4-) A linguagem pode ser compreendida como expressão da identidade do ser humano, ou seja, ela é omeio que utilizamos para expressar o que somos. Com base nessa informação, responda:


a-) Levando-se em conta que dona Dolores é uma pessoa com pensamentos e desejos próprios, o que significa o fato de ela perder a própria linguagem e substituí-la pela linguagem publicitária?


b-) Pode-se dizer que o texto critica a influência dos meios de comunicação sobre o comportamento das pessoas? Por quê?



5-) Observe as palavras destacadas nestas frases:
“- Bote esta alegria na sua mesa todos os dias."
“- Todos encontram tudo o que querem [...]"
“E agora todos aqui em casa respiram aliviados."
“[...] para que você possa descansar."
“Agora escovar os dentes é um prazer [...]"


a-) Segundo os anúncios publicitários, como passa a ser a vida quando consumimos os produtos anunciados?


b-) Qual é, então, nos anúncios publicitários, a relação existente entre "felicidade familiar" e consumo?



6-) Como conclusão, indique qual ou quais das afirmativas a seguir resumem as idéias principais do texto:


a-) Dona Dolores é uma dona de casa feliz, pois consegue desempenhar bem seu papel de organiza­dora do lar.


b-) O humor do texto provém, em grande parte, da alteração de contextos. As frases ditas por dona Dolores passam a ser engraçadas porque estão fora de seu contexto habitual — o contexto publi­citário dos meios de comunicação.


c-) De forma bem-humorada, o autor faz uma crítica aos valores da sociedade de consumo, em especial à forma como a publicidade e os meios de comunicação criam falsas ilusões nas pessoas.


d-) O objetivo central do texto é fazer uma crítica ao papel de dona de casa desempenhado pela mulher, que acaba se anulando como pessoa em benefício da família.

3 comentários:

Anônimo disse...

Compra e Viver


1)
a)Ela esta pensando que é uma atriz e que está na frente de um câmera

b)A de uma pessoa quando está fazendo um comercial

c)A mensagem faz pessoas comprarem o produto que eles estão oferecendo.

d)Porque ela tem que conquistar o público para quem ela está apresentando o trabalho.

2)
a)
O arroz Risobon,a gelatina quero mais,o óleo paladar se destina a família ela fala que o marido começa a usar o desodorante Silvester para o alivio de todos que seu filho começou a usar a pasta Zaz que o dentista dele recomendou.

b)Dois produtos.O hidratante Macel Paris e o lençol Passional da sandex

c) Com a família porque ela sempre fala que ela quer o bem estar da família dela.

3)Ela está figindo desempenhal um papel profissional de vendedora porque ela sempre foi dona de casa

b)Porque elas vivem em casa e sabem oque ela e sua família e sua casa precisam.

c)

’Pra minha família só o melhor.Por isso eu sirvo arroz Risobon’

‘Enfiouce entre os lençóis e beijou o marido na boca’
4)
a)
È que pra se conseguir esse emprego as pessoas deve mudar vaias coisas em sua vida
b)
Não o texto se diz a mulheres que são donas de casa e querem trabalhar fora de casa

5)
a) Depende quando o produto funciona se não funcionar nossa vida não melhora se funciona nossa vida passa ser melhor.

b)A felicidade familiar é quando temos uma coisa que usamos e nossa felicidade com a família é imensa e quando consumimos é quando consumimos muito aquilo que não presta disperdiçar dinheiro atoa.


6) a)
Ela é uma ótima mãe mais isso que está acontecendo com ela é porque ela sonha em ser uma vendedora.

b)Sim porque as frases ditas por ela são engraçadas pois ela não está acostumada a dizer essas frases nesses jeitos de voz .

c)Sim porque as vezes podemos ver o comercial de alguma coisa ele funciona lá mais quando consumimos o produto ele não presta

d)Não fala mais que tem varias mulheres que querem trabalhar fora de casa mais tem medo de deixar a família e a casa.

Anônimo disse...

1) a) Ela começa a falar sobre as marcas de seus alimentos.

b) A linguagem publicitária.

c) Televisão, revistas, jornais, rádio...

d) Sim, pois essa “cara de boa gente” motiva aos consumidores a comprar mais.

2) a) Cada marca indica uma situação, que se encaixa melhor em um determinado membro.

b) Poucos, pois a maioria é a família e a casa.

c) A família, pois ela é dona de casa.

3) a) Não é dona de casa.

b) Pois elas com o tempo perdem um pouco da “noção” dos efeitos da publicidade.

c) (Anderson, esqueci o texto em casa)

4) a) Ver televisão demais que tem o domínio publicitário.

b) Sim, pois a mulher ficou “dominada”.

5) a) Passa a ser um paraíso.

b) Se você consumir você será sempre feliz.

6) c) Se trata do consumismo do mundo capitalista.

Anônimo disse...

1. a) Dona Dolores começa a falar as marcas de todos os produtos que usa em sua casa.

b) A linguagem de propagandas de televisão.

c) Há comerciais de televisão.

d) Sim, porque querem mostrar que aquele produto é muito bom, causa felicidade. Pretende vincular que o produto causa muitas coisas nas pessoas, que pode mudar muito.

2. a) - Arroz Rizobon – para toda a família
- Gelatina Quero Mais – para toda a família.
- Óleo paladar – para toda família
- Gelatec Espacial – para toda família
- Gavetas, Vidro-Glass – para toda a família.
- Limpol – para toda sua famlia
- Silvester – para seu marido.
- Vida Mansa – para toda sua família.
- Zac – para seu filho.
- Marcel de Paris – para ela própria.
- Passional da Santex – para Dolores, e seu marido.

b) Creme para o rosto Marcel de Paris.

c) Mais com a sua família, porque a maioria dos produtos é para sua família.

3. a) Não, ela apenas fica em casa cuidando dos afazeres “domésticos”.

b) Porque geralmente as mulheres que compram esses produtos para cuidar de sua casa

c) “A saúde da minha família em primeiro lugar. Por isto, aqui em casa uso puro óleo Paladar.”
“Meu marido também passou a usar desodorante Silvester. E agora todos aqui em casa respiram aliviados “


4. b) Sim, pois não é normal uma pessoa começar a falar marcas de produtos do nada, mostra o quanto à publicidade pode influenciar os compradores.

5. a) Os compradores ficam tão “obcecados” por aqueles produtos, que começam a até “fazer comercial”

b) Que os produtos são usados para a felicidade familiar

6. RESPOSTA CORRETA : letra C .