quarta-feira, 18 de março de 2009

9º ANO (8ªSÉRIE) - TEXTO: QUANDO SE É JOVEM E FORTE

Conforme combinado, seguem em anexo as questões para serem respondidas até terça-feira (24/03/2003) às 17h30m


Bom trabalho a todos.


CARPE DIEM: APROVEITE O DIA


A consciência de que a vida é breve e de que o tempo é irreversível gera, natu­ralmente, o desejo de aproveitar a vida, de viver intensamente cada momento que ela oferece. Esse tema foi muito explora­do na poesia de várias épocas e recebeu o nome de carpe diem (expressão latina que significa "aproveite o dia"). No filme Sociedade dos poetas mortos, o professor de literatura (representado pelo ator Ro­bin Williams) dá uma bela aula sobre o assunto, mostrando aos seus alunos a fo­tografia de antigos alunos do colégio, então todos mortos, e dizendo a eles "car­pe diem, carpe diem...".


1-) Todo o texto se estrutura a partir de uma frase que o narrador ouviu, segundo conta, de certa mulher quando ele era jovem. Qual é essa frase?


2-) No 4° parágrafo, o narrador comenta: "Aquela frase me fez olhá-la de onde ela falava: do lugar da não-juventude". De acordo com o texto:


a-) A mulher é caracterizada como uma pessoa idosa? Jus­tifique sua resposta.


b-) Considerando-se que o texto reflete sobre a passagem do tempo e sobre as fases da vida, o que significa colo­car-se propositadamente "no crepúsculo"?


c-) Na comparação das fases da vida com a trajetória do sol durante o dia, a que etapa do sol corresponderia a fase da juventude do ser humano?


3-) As palavras da mulher produzem no narrador a impressão de que ele, como os demais jovens, tinha o cetro na mão, embora não tivesse consciência disso.


a-) Por que a fase da juventude é associada à situação de realeza?


b-) Considerando a história pessoal do narrador, você acha que a afirmação de que ele não tinha consciência de sua força era verdadeira? Por quê?


4-) Embora a frase dita pela mulher tenha iluminado o nar­rador, ela ficou adormecida por vários anos, até que fosse despertada pela presença das filhas do amigo. Diz o nar­rador que a frase "ficou bela e adormecida muitos séculos, encastelada".


a-) As expressões bela, adormecida e encastelada remetem a um conto de fadas. Qual é ele?


b-) Em que a condição da personagem principal desse conto de fadas e a condição dessa frase na memória do narrador se assemelham?


5-) O narrador exemplifica o que é, para ele, ser jovem: é ter a beleza jovial das três filhas do amigo e a descontração dos estudantes da universidade. E compara o deslumbramento provocado pela ju­ventude ao deslumbramento que se tem diante de um bebê, ou diante da perfeição de um artista no auge de sua técnica, ou diante da beleza máxima de uma flor na sua curta existência.


a-) Na sua opinião, as filhas do amigo ou os jovens universitários retratados pelo texto demonstram consciência da "força que têm"? Por quê?


b-) Ao comparar a juventude com a flor, o narrador afirma que a flor, depois do momento máximo em que "potencializa toda a sua vida", nunca mais será a mesma. E com as pessoas, isso também acontece? Por quê?


6-) No 16° parágrafo, o narrador afirma que os jovens universitários agem como se dissessem: "eu tenho a juventude, o saber vem por acréscimo". Em seguida afirma: "Infelizmente não vem". De acordo com o texto:


a-) Qual seria, então, o preço que se paga para obter o saber?


b-) Você acha que esse saber envolve apenas o saber universitário? Justifique sua resposta.


c-) Apesar de seus aspectos negativos, que consequências positivas a perda da juventude traz?


7-) O narrador distingue "jovens que são foscos e velhos" de "velhos que são radiosos adolescentes". Em seguida acrescenta: "Não é disto que falo".


a-) Qual é a diferença entre um jovem velho e um velho adolescente?


b-) De que juventude, então, fala o narrador?


8-) Traçando um movimento circular, o texto termina como se inicia. Estando agora no lugar da não-juventude, é o narrador quem diz às filhas a mesma frase que há tempos ouvira de uma mulher.


a-) Essa frase tem, para ele, o mesmo significado de antes? Por quê?


b-) O texto retrata uma contradição inevitável da vida, existente na relação entre juventude e maturidade. Por que essa relação é contraditória?


9-) A frase dita pela mulher, depois de ficar adormecida muitos anos na memória do narrador, renasce com outra importância e significado. "Gostaria de doá-la a alguém", pensa ele. É possível dizer que o narrador conseguiu realizar esse desejo? Por quê?

8 comentários:

Luís Felipe disse...

Luís Felipe G. Molina:

1) “Vocês jovens não sabem a força que tem”.

2.a) Sim, pois ela já passou da juventude.
2.b) Significa que a pessoa já está velha, pois crepúsculo pode representar o por do sol.
2.c) A fase da manhã.

3.a) É a fase onde não se tem preocupações como os adultos mas se tem a liberdade que as crianças não possuem.
3.b) Ele não tinha consciência de sua força até a mulher lhe dizer aquela frase. A partir daí ele passa a analisar seu “poder”.

4.a) Ao conto da Bela Adormecida.
4.b) Tanto a personagem quanto a frase do narrador ficam adormecidas durante anos.

5.a) Sim, pois todos estão aproveitando suas vidas.
5.b) Sim, pois ao passar das adolescentes as pessoas são adultas, agem como adultas e se preocupam como adultas e nunca mais vão viver intensamente como os adolescentes.

6.a) Não ter a juventude.
6.b) Não, já que envolve também as experiências de vida.
6.c) Mais experiências na vida e mais saber, tendo mais possibilidades de fazer as escolhas certas na vida.

7.a) O autor se refere ao espírito de cada um, podendo o jovem ter o espírito velho e o velho ter o espírito de um jovem.
7.b) Da juventude que todos tem quando ainda não chegaram na fase adulta.

8.a) Não, pois agora ele podia ver que quando se é adolescente pode se aproveitar muito mais a vida.
8.b) Se a pessoa é jovem ela ainda não adquiriu muita maturidade e se a pessoa já tem maturidade provavelmente não está mais na juventude.

9) Ele tenta passar essa mensagem para as filhas, mas agora cabe a elas decidirem se usarão o “poder que tem”.

Maria Fernanda disse...

1)Vocês jovens não sabem a força que têm.


2) a)Sim porque, ele fala assim do lugar da não-juventude, então significa que ela não é jovem.


b)Quer dizer que ele está renascendo propositalmente no amanhecer.


c)è o sol dá manha, quando ele ainda está fresco.

3)a)Porque os adolescentes lideram, mandam, estão á frente.

b)Sim, porque ele não imaginava como ele podia ser forte, agora que ele vê as filhas do amigo que ele percebe isso.


4.a)Refere-se ao conto a Bela Adormecida.

b)Assemelham que as duas estavam adormecidas e depois foram acordadas, relembradas.


5.a)Sim, porque ele fala que uma das filhas entrava parecendo uma Grace Kelly, a outra espalhando brilho,e a outra revelando mais a juventude, então quer dizer que elas estavam sentindo-se fortes.

b)Acontece, porque as pessoas primeiros são bebês e nunca mas voltam a ser de novo, depois jovens e não voltam a ser jovens de novo, depois a adultos e assim vai e nada volta a ser do jeito que era antes.

6.a)O preço são os tombos que caem em sua caminhada, ou seja os erros que cometem na vida.


b)Não, eu acho que envolve também o saber da vida como são as coisas, como devemos agir e ser.

c)A perda a juventude traz nos a experiência de vida.

7.a)O jovem velho é aquele jovem que não tem vida não tem força. E o velho adolescente é um velho com vida e força.

b)Do jovem que tem força o jovem adolescente.


8.a)Não, porque antes ele estava no lugar das filhas não sabia o significado daquela frase, agora que ele já não é mais jovem que, ele vê o real significado dela.

b)É uma contradição porque os jovens podem até achar que tem a maturidade mas não tem, só depois de adultos que percebem que os jovens não tem maturidade, até mesmo para entender as coisas.

9)Sim porque ele disse as filhas, quando elas crescerem elas vão lembrar do que o pai disse então vão analisar e vão querer passar para frente também.

Régis Garrido disse...

QUANDO SE É JOVEM E FORTE

1- “ Vocês jovens não sabem a força que tem”

2- a- Sim, pois a mulher disse a frase a um jovem porque ela teve a experiência da juventude.

b- Colocar-se na melhor fase da vida.

c- Corresponderia ao meio dia quando o sol está no auge da sua força..

3- a- Porque ele diz que o jovem é forte, que tem poder, realezas também são poderosas.

b- Sim, porque ele só despertou para esta frase depois que já tinha mais idade e entendia o que aquela mulher queria dizer.

4- a- “A Bela Adormecida”.

b- Tanto a frase quanto a A Bela Adormecida ficaram dormindo por algum tempo para só depois despertar.

5- a- Não, porque eu penso que as filhas do amigo e os jovens só entenderão a força que tem quando forem adultos e mais velhos porque se preocupam em aproveitar a vida deixando o aprendizado de lado muitas vezes.

b- Sim, acontece, porque as pessoas como as flores envelhecem e perdem a jovialidade e beleza igual a flor.

6- a- O preço são as experiências que vivemos ao passar dos anos

b- Não, envolvem também o saber que se adquire com a vida, com o dia a dia e vai se amadurecendo cada vez mais.
c- Traz um bom trabalho e um bom futuro.

7- a- Um jovem velho é uma pessoa sem vontade de seguir em frente, desanimado com a vida, um velho adolescente é uma pessoa que tem vontade de viver intensamente, aproveitar tudo que a vida pode lhe oferecer.

b- Da juventude que o narrador viveu na época que a mulher disse a frase a ele e que só agora foi renascer.

8- a- Não, porque hoje, mais velho, ele entende a importância dessa frase.

b- Os jovens não concordam com algumas coisas que os adultos dizem, porque ainda não tiveram essa experiência.

9-Sim, pois ele fala a frase para suas filhas adolescentes e espera que elas tentem entender o que ele quer dizer com a mesma frase que ouviu anos atrás.

Régis Garrido

Rodolfo disse...

1)A frase é:"Vocês jovens não sabem a força que têm."
2)A-Não,ela não se caracteriza por ser uma pessoa idosa,ela é uma mulher de idade média.
B-}?
C)O nascer do sol.
3)A-Pois um rei apresentar normal-mente um aspecto de força e saúde,
como um jovem que está na flor da
idade.
B)Sim,pois o jovem não ve sua saúde
e força,eles só irão ver isso quan-
do estivem na fase adulta da vida.
4)A-Sim,o nome do conto é "A Bela Adormecida.
B)Pois no conto de fadas "A Bela Adormecida",a moça está adormecida
como a frase que foi cidata pela
mulher em sua memória.
5)A-Não,pois eles não sabem dá for-
que tem .
B)Sim,pois depois que a pessoa en-
velheceu ela não poderá voltar a
sua juventude.
6)A-O preço que se paga para obter
o saber é as vezes deixar de se di-
vertir para aprender.
B)Não,esse saber envolve a todos.
C)A perda da juventude trás conhe-
cimento e sabedoria.
7)A)Um jovem velhor é aquele que
não aproveita a vida e é uma pessoa
muito parada,como um velho mesmo.Já
o velho adolescente é uma pessoa
que mesmo tendo muita idade aprovei
ta a vida como se fosse um adoles-
centes.
B)O narrador fala de uma juventude
forte e cheia de saúde.
8)A-Não,pois agora ele entende o
porque dos jovens não saber da for-
ça que tem,o que ele não saberia se fosse jovem,sendo o que foi isso
que aconteu com ele.
B)Pois só depois de madura que as
pessoas entendem certas coisas,o
que não seria possível se fosse jo-
vem.
9)Sim,pois ele passa a suas filhas.

Anônimo disse...

Daniella Silva

1-) Todo o texto se estrutura a partir de uma frase que o narrador ouviu, segundo conta, de certa mulher quando ele era jovem. Qual é essa frase?

Voces jovens nao sabem a forca que tem.

2-) No 4° parágrafo, o narrador comenta: "Aquela frase me fez olhá-la de onde ela falava: do lugar da não-juventude". De acordo com o texto:


a-) A mulher é caracterizada como uma pessoa idosa? Jus­tifique sua resposta.

Ela ja nao e mais uma jovem entao e "idosa"

b-) Considerando-se que o texto reflete sobre a passagem do tempo e sobre as fases da vida, o que significa colo­car-se propositadamente "no crepúsculo"?

Significa colocar em uma certa faze da vida

c-) Na comparação das fases da vida com a trajetória do sol durante o dia, a que etapa do sol corresponderia a fase da juventude do ser humano?

O amanhecer,comecando o dia(a vida)

3-) As palavras da mulher produzem no narrador a impressão de que ele, como os demais jovens, tinha o cetro na mão, embora não tivesse consciência disso.


a-) Por que a fase da juventude é associada à situação de realeza?

por que os jovens tem muito poder e sao "mimados" pelos pais

b-) Considerando a história pessoal do narrador, você acha que a afirmação de que ele não tinha consciência de sua força era verdadeira? Por quê?

E verdade, por q olhando para elas o mae fala isso denovo fazendo o que ELA (a filha) quer

4-) Embora a frase dita pela mulher tenha iluminado o nar­rador, ela ficou adormecida por vários anos, até que fosse despertada pela presença das filhas do amigo. Diz o nar­rador que a frase "ficou bela e adormecida muitos séculos, encastelada".


a-) As expressões bela, adormecida e encastelada remetem a um conto de fadas. Qual é ele?

A bela adormecida

b-) Em que a condição da personagem principal desse conto de fadas e a condição dessa frase na memória do narrador se assemelham?

Os dois naum estao ativa-estao esperando para ser "utilizada/viver" denovo

5-) O narrador exemplifica o que é, para ele, ser jovem: é ter a beleza jovial das três filhas do amigo e a descontração dos estudantes da universidade. E compara o deslumbramento provocado pela ju­ventude ao deslumbramento que se tem diante de um bebê, ou diante da perfeição de um artista no auge de sua técnica, ou diante da beleza máxima de uma flor na sua curta existência.


a-) Na sua opinião, as filhas do amigo ou os jovens universitários retratados pelo texto demonstram consciência da "força que têm"? Por quê?
Acho que sim, Por que eles sabem que sao "lindos" e tem bastante poder, com os pais e com os proprios amigos e canhecidos.


b-) Ao comparar a juventude com a flor, o narrador afirma que a flor, depois do momento máximo em que "potencializa toda a sua vida", nunca mais será a mesma. E com as pessoas, isso também acontece? Por quê?

Sim porque quando passa da faze e vai para a faze adulta naum tem mais tempo para se devertir e comeca a envelhecer ficar mais "careta" e velho e "feio".

6-) No 16° parágrafo, o narrador afirma que os jovens universitários agem como se dissessem: "eu tenho a juventude, o saber vem por acréscimo". Em seguida afirma: "Infelizmente não vem". De acordo com o texto:


a-) Qual seria, então, o preço que se paga para obter o saber?

Nao ser tao jovem quanto antes, usar um tempo para estudar.

b-) Você acha que esse saber envolve apenas o saber universitário? Justifique sua resposta.

Acho que nao, involve o saber da vida tambem que vai aperendendo ao longo da propria vida e com os outros mais experientes.

c-) Apesar de seus aspectos negativos, que consequências positivas a perda da juventude traz?

-Dinheiro
-Conhecimento
-"mandar em o proprio nariz"

7-) O narrador distingue "jovens que são foscos e velhos" de "velhos que são radiosos adolescentes". Em seguida acrescenta: "Não é disto que falo".


a-) Qual é a diferença entre um jovem velho e um velho adolescente?

E baseada em que o jovem nao tem cabeca de jovem e um velho adolecente que tem cabeca de jovem mais na verdade e mais velho(idade)

b-) De que juventude, então, fala o narrador?

A juventudeque ele fala e da quela que a pessoa sabe aproveitar a vida e ser feliz sendo jovem

8-) Traçando um movimento circular, o texto termina como se inicia. Estando agora no lugar da não-juventude, é o narrador quem diz às filhas a mesma frase que há tempos ouvira de uma mulher.


a-) Essa frase tem, para ele, o mesmo significado de antes? Por quê?

Nao por que antes ela nao via a forca que tinha e agora ela vê a forca que tinha quando era jovem.

b-) O texto retrata uma contradição inevitável da vida, existente na relação entre juventude e maturidade. Por que essa relação é contraditória?

Porque na juventude a pessoa nao e matura como depois e se torna.

9-) A frase dita pela mulher, depois de ficar adormecida muitos anos na memória do narrador, renasce com outra importância e significado. "Gostaria de doá-la a alguém", pensa ele. É possível dizer que o narrador conseguiu realizar esse desejo? Por quê?

Sim, porque passou nauo so para os leitores mais tambem dentro da historia para a filha.

Letícia disse...

1-) ''Vocês jovens não sabem a força que têm.

2-)a-) Não que ela fosse idosa, ela apenas não era mais jovem,ela era uma mulher 'madura'.

c-)A metade da vida.

3-) a-) Pois o que se faiz na juventude reflete por toda a vida, e é na juventude que os jovens decidi qual profissão vão seguir.

4-) Embora a frase dita pela mulher tenha iluminado o nar­rador, ela ficou adormecida por vários anos, até que fosse despertada pela presença das filhas do amigo. Diz o nar­rador que a frase "ficou bela e adormecida muitos séculos, encastelada".


a-) Bela adormecida.

b-) Quando a personagem principal fica adormecida se assemelha a quando a frase fica esquecida.

5-)
a-) Não.


b-) Sim,pois os momentos da vida são únicos e não voltam nunca.

6-) c-)Quando se perde a juventude ficamos mais maduros .
7-)a-) Um jovem velho é aquele jovem que se comporta como velho, e o velho adolescente é um velho que se comporta como adolescente.



8-) a-) Não , pois quando ele a escutou pela primeira vez ele não entendeu bem, e agora entende.

9-) Sim, pois ele a repete para as filhas.

Thaísa Pimenta disse...

1-)
”Vocês jovens não sabem a força que têm’’.

2-)
a-) Sim,pois o narrador diz ‘’da não-juventudade..’’ dando a idéia de que a pessoa não é uma adolescente.

b-) Que a mulher já estava na parte do ‘’entardecer’’,no final da vida.


c-) O amanhecer.


3-)
a-) Porque os reis tem poder, igualmente a juventude, quando os adolescentes tem o poder nas mãos.


b-) Sim,porque ele diz que só quando amadureceu que teve consciência do poder que tinha.


4-)
a-) A Bela Adormecida.


b-) Que a frase ficou adormercida como a Bela Adormecida

5-)
a-) Alguns sim, outros não. Porque eles querem ser mais velhos pra poderem fazer as coisa,mais só depois que amadurecem que descobrem que a melhor fase era aquela. Outras já tomam consciência desde cedo e aproveitam a vida.


b-) Sim,porque na juventude é quando o ser humano está no auge da vida,quando pode ir as festas,sair com os amigos,beber,viajar.Depois da juventude pode até fazer essas coisa,mais nunca será igual.


6-)
a-) A perda da juventude.


b-) Não, porque você pode estar aprendendo com a vida ou deixando de aprender desde cedo.


c-) A experiência de vida e o amadurecimento da cabeça.


7-)
a-)
O jovem velho não aproveita a vida de uma maneira gostosa e o velho adolescente, mesmo depois de velho ainda está querendo aproveitar a vida.


b-)Da juventude da hora certa,quando se tem todo o poder na mão.

8-)
a-) Não, porque antes ele não sabia o verdadeiro significado da frase, só depois de amadurecer que ele foi descobrir.

b-) Porque a juventude é totalmente diferente da não-juventude.Na juventude você pode curtir a vida de um jeito diferente de quando você já está na fase da não-juventude quando se tem mais responsabilidade e compromissos.

9-) Ele doou está frase para as filhas, mais não se sabe se elas fizeram como ele, deixando a frase adormecida ou se compreenderam o verdadeiro significado.

Major Tom (Antonio) disse...

1-Vocês jovens não sabem a força que têm.


2.a-Sim porque, ele fala assim do lugar da não-juventude, então significa que ela não é jovem.


b-Quer dizer que ele está renascendo propositalmente no amanhecer.


c-É o sol dá manha, quando ele ainda está fresco.

3-a-Porque os adolescentes lideram, mandam, estão á frente.

b-Sim, porque ele não imaginava como ele podia ser forte, agora que ele vê as filhas do amigo que ele percebe isso.


4.a-Refere-se ao conto a Bela Adormecida.

b-Assemelham que as duas estavam adormecidas e depois foram acordadas, relembradas.


5.a-Sim, porque ele fala que uma das filhas entrava parecendo uma Grace Kelly, a outra espalhando brilho,e a outra revelando mais a juventude, então quer dizer que elas estavam sentindo-se fortes.

b-Acontece, porque as pessoas primeiros são bebês e nunca mas voltam a ser de novo, depois jovens e não voltam a ser jovens de novo, depois a adultos e assim vai e nada volta a ser do jeito que era antes.

6.a-O preço são os tombos que caem em sua caminhada, ou seja os erros que cometem na vida.


b-Não, eu acho que envolve também o saber da vida como são as coisas, como devemos agir e ser.

c-A perda a juventude traz nos a experiência de vida.

7.a-O jovem velho é aquele jovem que não tem vida não tem força. E o velho adolescente é um velho com vida e força.

b-Do jovem que tem força o jovem adolescente.


8.a-Não, porque antes ele estava no lugar das filhas não sabia o significado daquela frase, agora que ele já não é mais jovem que, ele vê o real significado dela.

b-É uma contradição porque os jovens podem até achar que tem a maturidade mas não tem, só depois de adultos que percebem que os jovens não tem maturidade, até mesmo para entender as coisas.

9-Sim porque ele disse as filhas, quando elas crescerem elas vão lembrar do que o pai disse então vão analisar e vão querer passar para frente também.