sexta-feira, 15 de agosto de 2008

6º ano (5ª série)

Seguem abaixo as questões referentes ao texto: A cidade e os bichos


Conforme combinado as respostas poderão ser postadas até terça-feira 19 de agosto.


1. O cronista inicia explicando para o leitor os motivos que o levam a retomar o assunto da última crônica.

a) Qual é o assunto retomado pelo cronista?

b) Qual o motivo de sua preocupação?


2. No segundo parágrafo, o cronista expõe o seu ponto de vista sobre o assunto.

a) O que ele defende?

b) Que exemplos da realidade urbana são empregados para confirmar o ponto de vista do cronista?


3. O cronista afirma que determinados animais recusam-se a ser expulsos da cidade, mesmo quando o ambiente lhes é desfavorável.

a) Na sua opinião, o que causa a expulsão dos animais dos grandes centros urbanos?

b) Quem pode ser o responsável pela ação de expulsar os animais da cidade?

c) Segundo o cronista, quais as conseqüências desse afastamento para as pessoas que vivem nas grandes cidades?

d) Estabeleça uma condição para que seja possível uma boa integração entre os animais e os centros urbanos.


4. O que torna o desfecho do texto surpreendente e original?


5. O que a apresentação desse fato permite concluir sobre a relação de algumas pessoas com os animais?


6. Na sua opinião, qual a importância de o cronista afirmar que n ambiente urbano há meninos que nunca viram um frango vivo e só conhecem alguns animais como personagens de desenho animado?


7. A crônica foi publicada no suplemento de uma revista que circula em um grande cetro urbano – a cidade de São Paulo. Considerando os leitores a quem o texto é dirigido, você acha adequado o assunto tratado pelo cronista?


8. O cronista expõe os argumentos de forma subjetiva (pessoal) ou de forma objetiva (impessoal)?


9. Que sentido você atribui ao subtítulo da crônica (“Esforços para tornar menos dura a vida animal na metrópole”)?

7º ano (6ª série)

Seguem em abaixo as questões referentes ao texto: Uma brasileirinha que voa


Conform combinado as respostas poderão ser postadas até 19 de agosto, terça-feira.


1. A reportagem, publicada em uma revista de circulação nacional, traz informações sobre a trajetória da ginasta gaúcha Daiane dos Santos.

a) Que informação sobre a atleta você achou importante e mereceu ser veiculada na reportagem? Por quê?

b) Que fato, provavelmente, motivou a produção dessa reportagem?


2. De acordo com o texto, inicialmente muitos técnicos duvidaram que Daiane conseguisse competir com atletas europeus.

Que relação, na sua opinião, pode ser estabelecida entre o título A brasileirinha que voa e essas dificuldades iniciais de sua trajetória?


3. Segundo o texto, são muitas as exigências para quem pratica essa modalidade esportiva, tais como: treinamentos intensivos, dieta alimentar rigorosa, convívio com a dor etc. O que essas exigências realçam (aumentam) sobre Daiane?


4. O texto da reportagem se inicia com a descrição do salto-mortal desenvolvido pela atleta e praticado em competições.

a) Na sua opinião, o que essa forma de iniciar o texto pode provocar no leitor?

b) O que a comparação feita entre o tempo da acrobacia e o tempo gasto na leitura ressalta sobre a atleta?

c) A que essa descrição inicial pode ser relacionada?


5. Na seqüência dos fatos apresentados pela reportagem, aborda-se a vida pessoal de Daiane dos Santos.

a) Faça um levantamento das principais dificuldades enfrentadas pela ginasta no início da carreira.

b) Escreva duas razões que, na sua opinião, possam levar um jovem a ser atleta.


6. Em uma reportagem, é possível encontrar alguma interpretação do jornalista que produz a matéria.

a) Reescreva as frases destacando o trecho que reflete o pensamento do jornalista.

“Daiane, felizmente, não os ouviu.”

“Sugeriam, movidos também pelo preconceito, que ela largasse tudo e tentasse o atletismo.”

“Ao contrário da maior parte de suas colegas de seleção, Daiane tem um namorado.”

b) Que recurso de pontuação destaca a opinião do fato em si?

8º ano (7ª sére)

Seguem em anexo as questões referentes ao texto: Delírios de Honestidade

Conforme combinado as respostas poderão ser postadas até 19 de agosto, terça-feira.


1. Nessa crônica, o narrador-personagem imagina algumas situações que aconteceriam a partir de uma suposição, uma condição.

a) Que suposição o faz imaginar tais situações que desencadeiam a narrativa?

b) Com base nessa suposição, o que o narrador-personagem, provavelmente, pensa sobre a sinceridade das pessoas?


2. No texto, as situações são apresentadas ao leitor por meio de diálogos entre narrador-personagem e seus interlocutores imaginários.

a) Em sua opinião, por que esse recurso foi utilizado?

b) Qual dos diálogos apresentados, em sua opinião, é o mais improvável de acontecer na vida real?


3. Para ilustrar o ponto de vista defendido na crônica, o narrador-personagem imagina-se numa churrascaria de luxo, pedindo um bife ao garçom.

a) Que expressão o garçom usa para referir-se ao bife?

b) Essa expressão é uma metáfora. Qual o seu significado no texto?

c) Ao mostrar-se preocupado com o preço dos pratos, o que fica implícito (escondido) sobre o garçom?


4. Ao correr à casa de chocolates, o narrador-personagem se depara com uma mocinha que se recusa a atendê-lo.

a) O que revelam os argumentos da mocinha sobre o produto?

b) O que dá o tom humorístico à fala da personagem?

c) Há uma crítica implícita nesse trecho. O que está sendo criticado?


5. Outra situação imaginada pelo narrador-personagem é a da mulher à procura de um cirurgião plástico.

a) Qual palavra é empregada para referir-se à mulher que quer fazer plástica?

b) A partir dessa palavra, o que fica subentendido sobre a opinião do autor a respeito de cirurgia plástica?


6. O autor do texto trata com humor e ironia a inversão dos papéis entre consumidor e vendedor. Que efeito esse recurso provoca no leitor?

7. Releia o último parágrafo do texto. Depois de imaginar essas situações do cotidiano, a que conclusão chega o narrador-personagem? Você concorda com essa conclusão? Por quê?

9º ano (8ªsérie)

Segue em anexo as questões referentes ao texto: Índio com diploma não é mais índio?

Conforme combinado as respostas poderão ser postadas até as 17h de terça-feira, 19 de agosto de 2008.

1. No texto, o autor defende o ponto de vista de que o índio deve ter acesso a uma formação especializada.

a) O que você pensa a respeito desse assunto? Justifique.

b) Quem é o autor e que lugar ocupa na sociedade?
c) Tomando como base o veículo de publicação, a que tipo de leitor o texto é dirigido?
d) Que posição o autor assume ao imprimir as idéias apresentadas no texto?

2. Para expressar o seu ponto de vista, o autor constrói o seu texto estruturando-o em sete parágrafos.
a) Por que ele intitula o texto com uma pergunta?
b) Observe que, além do questionamento que aparece no título, existem outros dentro do texto. Que efeito é pretendido com o uso desse recurso lingüístico?
c) Quem responde a essas perguntas? Onde é possível encontrar as respostas para elas?

3. No primeiro parágrafo, o autor expõe a tese principal.
a) O que ele defende?
b) Você concorda ou discorda do ponto de vista defendido pelo autor?

4. No desenvolvimento do texto, o pensamento da sociedade de que o índio não precisa estudar é de ordem histórica.
a) Segundo o texto, que argumento é empregado para justificar tal pensamento?
b) Que frase funciona como um contra-argumento a essa forma de pensar?
c) Como você explica essa frase?

5. Ainda no desenvolvimento do texto, o terceiro, quarto e quinto parágrafos apresentam diferenças entre educação indígena e a educação escolar tradicional.
a) A educação indígena valoriza o cotidiano, as histórias e as crenças da comunidade. O que a educação escolar, segundo o texto, valoriza?
b) Ao estabelecer essa comparação entre os dois tipos de educação, o que o autor quer enfatizar?

6. Levando em conta a sociedade em que vivemos e as exigências do mercado de trabalho, estabeleça hipóteses que justifiquem o fato de o índio necessitar de uma educação escolar indígena.

7. No último parágrafo do texto, o autor propõe uma solução para o problema exposto na introdução.
a) O que ele propõe?
b) Na sua opinião, essa proposta é viável ou inviável para a realidade educacional brasileira? Justifique.