sexta-feira, 11 de abril de 2008

5ª série (6ºano)

Prezado alunos,

Seguem as atividades valendo 1,0 conforme combinado.

Vocês deverão postar as respostas até domingo - 13/04/2008 - às 17h.

Bom trabalho a todos.


Atividades:


1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.


a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.


b) Décio Machado, guarda florestal.


c) H. Lopes, professor de hipismo.



2. Leia o poema abaixo:


Sonhos da menina


A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?


Sonho
risonho:


O vento sozinho
no seu carrinho.


De que tamanho
seria o rebanho?


A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .


Na lua há um ninho
de passarinho.


A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?


MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.


2. Analise o poema:


a) Quantas estrofes possui?


b) De quantos versos é formada cada estrofe?


3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.


4. Observe:


"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."


Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.


a) Quais são esses adjetivos?


b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?


c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?



5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:


a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.


b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.


c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.


d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.


e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.


6. Leia as trovas abaixo:


-I-


Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr



-II-


Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?


b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?

9 comentários:

Cris disse...

1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.


a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.
Pelúcia fabricante de bichinhos.


b) Décio Machado, guarda florestal.
Desce o machado, guarda florestal .


c) H. Lopes, professor de hipismo.

A galopes, professor de hipismo.

2. Leia o poema abaixo:


Sonhos da menina


A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?


Sonho
risonho:


O vento sozinho
no seu carrinho.


De que tamanho
seria o rebanho?


A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .


Na lua há um ninho
de passarinho.


A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?


MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.


2. Analise o poema:


a) Quantas estrofes possui?
Ele possui 8 estrofes.

b) De quantos versos é formada cada estrofe?

Alguns 3, alguns 2 e outros 1.
3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.
“A flor que a menina sonha,
Está no sonho¿
Ou na fronha¿”

Ela pergunta se a menina realmente está sonhando com a flor ou está
Apenas vendo algo que está em seu travesseiro.

4. Observe:


"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."


Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.


a) Quais são esses adjetivos?
tortas, retas, quebradas , sinuosas.

b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?
As linhas.

c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?
Estaria errado, pois o gênero não concordaria com o substantivo(exemplo: desenhos quebradas)


5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:


a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.

Ganhei um bom dinheiro.
b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.

notas de comportamento, tarefas, provas etc.
c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
nota musical

d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.
notas de dinheiro, REAL

e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.
Nota, número da página.


6. Leia as trovas abaixo:


-I-


Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr



-II-


Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?
Ele está particularizando, pois usa os pronomes pessoais indicando apenas uma pessoa(Ex. Ele,Um).

b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?
Porque ele é um substantivo, e o substantivo na maioria das vezes
Vem acompanhado de um artigo.

julyana paula de f. marcone
5ª série

Anônimo disse...

Atividades:


1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.


a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.
Bichinhos de pelúcia

b) Décio Machado, guarda florestal.
Desce o machado

c) H. Lopes, professor de hipismo.

À galopes

2. Leia o poema abaixo:


Sonhos da menina


A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?


Sonho
risonho:


O vento sozinho
no seu carrinho.


De que tamanho
seria o rebanho?


A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .


Na lua há um ninho
de passarinho.


A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?


MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.


2. Analise o poema:


a) Quantas estrofes possui?
7 estrofes

b) De quantos versos é formada cada estrofe?
4 estrofes de 2 versos ,2 estrofes de 3 versos e 1 estrofe de 4 versos.

3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.
A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?

Ela gostaria de saber se a menina já havia dormido ou estava apenas pensando, em vez de sonhando.
4. Observe:


"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."


Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.


a) Quais são esses adjetivos?
tortas, retas, quebradas ou sinuosas.
b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?
Linhas.

c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?
Em desenhos tortos , retos , quebrados ou sinuosos.


5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:


a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.
Quer dizer que ele ganhou muito dinheiro.

b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.
Quer dizer que ele saiu mal na prova.

c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
Quer dizer que ele não foi no mesmo tom da música.

d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.
Quer dizer que ele tem apenas dinheiro em forma de papel , e não tem nenhuma moeda.

e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.
Quer dizer que ele escreveu um pequeno lembrete no pé da folha.

6. Leia as trovas abaixo:


-I-


Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr



-II-


Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?
Artigo UM : artigo indefinido, está falando de um modo geral , sem dar definição de quem seja.

b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?
Pois já havia dito que ele usava sapato , portanto ele já está particularizado.


alunos : Sávio e Otávio

Amanda Fraga disse...

Atividades:

1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.

a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.
Pelúcia fabricante de bichinhos.

b) Décio Machado, guarda florestal.
Desce o machado, guarda florestal.

c) H. Lopes, professor de hipismo.
A galopes,professor de hipismo.

2. Leia o poema abaixo:

Sonhos da menina

A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?

Sonho
risonho:

O vento sozinho
no seu carrinho.
De que tamanho
seria o rebanho?
A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .

Na lua há um ninho
de passarinho.

A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?

MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.

2. Analise o poema:

a) Quantas estrofes possui?
Possui sete estrofes.

b) De quantos versos é formada cada estrofe?
Primeira estrofe três versos,segunda estrofe dois versos,terceira estrofe dois versos,quarta estrofe dois versos,quinta estrofe quatro versos, sexta estrofe dois versos,sétima estrofe três versos.

3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.
A pergunta que indica confusão no texto e esta:
A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?
Porque a gente não sabe se a menina esta sonhando com a flor ou se a flor esta na fronha.

4. Observe:

"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."

Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.

a) Quais são esses adjetivos?
Os adjetivos são:tortas,retas,quebradas,e sinuosas.

b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?
Todos esses adjetivos caracterizam o substantivo linha.
Linhas tortas,retas,quebradas ou sinuosas.

c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?
A frase ainda ficaria com sentido, se passarmos, os adjetivos para o masculino.

5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:


a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.
Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.
Nesta frase nota esta no sentido de muito dinheiro muita (grana).

b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.
Já nesta frase nota esta no sentido de pontuação.
Tirar uma nota baixa
Tirar um ponto baixo.

c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
Nesta frase nota esta no sentido de nota musical.

d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.
Nota nesta frase esta no sentido de dinheiro de papel notas de dinheiro.

e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.
Nesta frase nota esta no sentido de destaque (notar algo).

6. Leia as trovas abaixo:

-I-

Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr
-II-

Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?
Sim,porque esses artigos estão classificados na classe de artigo indefinido que é o artigo que indefine e generaliza.

b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?
Porque o artigo indefinido define e particulariza.


Amanda Fraga

Eduardo disse...

1- a) Pelúcia.
b) Desce o machado.
c) A galopes.


2- a) Sete estrofes
b) A primeira é de três,a segunda é de duas,a terceira é de duas,a quarta é de duas,a quinta é de quatro,a sexta é de duas e a sétima de três.

3- “A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?”
A pergunta quer dizer que a menina não sabe se ela está vendo a flor da fronha de sua cama ou se estava sonhando com uma flor.

4- a) Tortas, quebradas, retas e sinuosas.
b) O substantivo linhas.
c) Agora você vai escrever certo por desenhos tortos, retos, quebrados ou sinuosos.

5- a) Ganhou muito dinheiro.
b) Nota da prova.
c) Não sabia a nota musical.
d) Não havia dinheiro em cédulas.
e) Aviso de algo importante, anotação.

6- a) O artigo um. Falando em modo geral.
b) Foi usado para indicar apenas um sapato e se não fosse usado poderia ser qualquer sapato.

Marina disse...

1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.


a) Pelúcia, fabricante de bichinhos.

b) Desce o machado, guarda florestal.

c) Galopes, professor de hipismo.






2. Leia o poema abaixo:


Sonhos da menina


A flor com que a menina sonha
está no sonho?
Ou na fronha?


Sonho
risonho:


O vento sozinho
no seu carrinho.


De que tamanho
seria o rebanho?


A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha. . .


Na lua há um ninho
de passarinho.


A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?


MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.


a) O poema possui 4 estrofes.

b) Em cada estrofe possui 5 versos.





3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.

a) Está no sonho?
Ou na fronha?

Essas duas perguntas mostram que em nossa cabeça, quando sonhamos o sonho fica na mente como se tivesse acontecido realmente, então vem à pergunta ficou no sonho ou é realidade?





Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.

Os adjetivos são, tortas, retas, quebradas ou sinuosas.

b) Tais adjetivos caracterizam as linhas.

Desenhos, tortos, retos, quebrados ou sinuosos.





5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:

Ganhei dinheiro vendendo flores no Dia das Mães.

Tirou uma baixa pontuação porque faltou muito às aulas.

Desafinei nesta passagem da música porque não li a nomenclatura direito.

Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente moedas de papel.

Fiz uma anotação no pé da página, chamando atenção para este detalhe.



6

-I-


Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr



-II-


Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr.

a) (Um) é um artigo indefinido.
Está falando de um modo geral.

(b) Porque sapato é um substantivo masculino, e é empregado o artigo para substantivo do mesmo gênero.

Anônimo disse...

1. Os nomes próprios e as profissões apresentadas abaixo divertem as pessoas porque estão ligados pela sonoridade. Leia-os prestando atenção à pronúncia. Depois, descubra a palavra ou frase de cada item e escreva-as.


a) P. Lúcia, fabricante de bichinhos.
Que o “ P. Lúcia ’’do final referes se aos bichinhos de pelúcia.

b) Décio Machado, guarda florestal.
Que ele não deixa descer o machado

c) H. Lopes, professor de hipismo.
Que ele ensina a galopar


2. Leia o poema abaixo:


Sonhos da menina


A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?


Sonho
risonho:


O vento sozinho
no seu carrinho.


De que tamanho
seria o rebanho?


A vizinha
apanha
a sombrinha
de teia de aranha . . .


Na lua há um ninho
de passarinho.


A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?


MEIRELES, Cecília Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987.


2. Analise o poema:


a) Quantas estrofes possui?
O poema possui 8 estrofes

b) De quantos versos é formada cada estrofe?
Cada estrofe possui 2 ou 3 versos

3. Muitas vezes nossos sonhos são muito confusos e até absurdos. Você já deve ter observado que no início do sono, quando estamos ainda meio acordados, as imagens da realidade se misturam com imagens de sonho. Copie, do poema de Cecília Meireles, uma pergunta que indica essa confusão entre sonho e realidade. Explique a pergunta.


4. Observe:


"CANETAS S.T. DUPONT. AGORA VOCÊ VAI ESCREVER CERTO POR LINHAS TORTAS, RETAS, QUEBRADAS OU SINUOSAS."


Em linhas tortas, retas, quebradas ou sinuosas, foram empregados vários adjetivos.


a) Quais são esses adjetivos?
Tortas, retas, quebradas e sinuosas

b) Que substantivo tais adjetivos caracterizam?
Linhas que caracteriza tortas

c) Como ficaria a concordância nesse trecho se, em vez de linhas, tivéssemos a palavra desenhos?
Nos teríamos de passar todas as palavras para o masculino


5. Alguns substantivos apresentam sentidos diferentes, dependendo da situação em que são empregados. Dê o sentido do substantivo nota em cada uma das situações expressas nas frases a seguir:


a) Ganhei uma nota vendendo flores no Dia das Mães.
Cupom

b) Tirou uma nota baixa porque faltou muito às aulas.
Vermelho

c) Desafinei nesta passagem da música porque não li a nota direito.
Sintonia


d) Não tenho nenhuma moeda na carteira, somente notas.
Cédulas

e) Fiz uma nota no pé da página, chamando a atenção para este detalhe.
Marcação

6. Leia as trovas abaixo:


-I-


Um surdo disse que ouviu
Um pobre mudo dizer
Que um cego tinha visto
Um aleijado correr



-II-


Subi na serra do fogo
Com sapato de algodão
O sapato pegou fogo
E eu voltei de pé no chão.


(Ricardo Azevedo. Armazém do folclore. São Paulo: Ática, 2000. p. 35)


a) Reconheça e classifique os artigos empregados na primeira trova. Por meio desta classificação, você acredita que esteja particularizando as pessoas ou falando de modo geral?
Eu acredito que ele esteja falando em geral.

b) No 3º verso da segunda trova, por que foi empregado o artigo definido o antes do substantivo sapato?
Porque ele é um artigo definido então o autor afirma que o sapato pegou fogo
danielle 5° serie 6° ano
Postado por Professor Anderson J. de Paula às 17:41
0 comentários:
Postar um comentário

Professor Anderson J. de Paula disse...

Gabarito das atividades 5ª série (6ºano)


1.a- Pelúcia


b- Desce o machado


c- A galopes



2. a- 07 (sete) estrofes.


b- São formadas de ora de 3 (três), 2 (dois) ou 4 (quatro) versos.


3. Pode ser a primeira ou a última estrofe:


“A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?”


“A lua com que a menina sonha
é o linho do sonho
ou a lua da fronha?”


As estampas da fronha (flores, carneiros, pessoas, lua etc.) observadas pela menina ao adormecer, vão se tornando imagens de sonho, confusas e misturadas (sombrinha de teia de aranha, ninho na lua...)


4. a- Tortas, retas, quebradas e sinuosas.


b- O substantivo linhas.


c- Ficaria tudo no masculino. “... por desenhos tortos, retos, quebrados ou sinuosos”


5. a- um bom dinheiro

b- avaliação, rendimento.


c- nota musical


d- cédulas


e- observação, anotação


6.a- Um – artigo indefinido, masculino, singular


b- Porque o artigo definido, nesse caso, indica que se trata de um sapato já mencionado, pois se fez referência a ele no verso anterior.

Hugo disse...

1-a- Bichinhos.
B- Décio Machado, guarda florestal.
C- Hispismo.

2-a- 7 estrofes.
B- 3, 2, 2, 2, 4, 2, 3.

3- “A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?”

4-a- Tortas, retas, quebradas e sinuosas.
B- As linhas.
C- Em desenhos tortos, retos, quebrados ou sinuosos.

5-a- Dinheiro.
B- Número.
C- Questão.
D- Dinheiro.
E- Marcou.

6-a- Um.
B- Porque sapato é um substantivo masculino.

igor gabriel disse...

Igor Gabriel
professor mandei minhas repostas mais nao escontrei porque?