sexta-feira, 11 de abril de 2008

6ª série (7ºano)

Prezado alunos,

Seguem as atividades valendo 1,0 ponto conforme o combinado.

Leia atentamente o texto abaixo:

Prova falsa

1 Quem teve a idéia foi o padrinho da caçula – ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação.
2 – Mas o cachorro era um chato – desabafou.
3 Desses cachorrinhos de caça, cheios de nhenhenhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados, enfim, um chato de galocha. E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.
4 – Vivia de rabo abanando para todo mundo, mas quando eu entrava em casa vinha logo com aquele latido fininho e antipático, de cachorro de francesa.
5 Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão com o ministro, ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num corredor ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto, abanava o rabinho, fingindo-se seu amigo.
6 – Quando eu reclamava, dizendo que o cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve cachorro fingido e eu é que implicava com o "pobrezinho".
Lin_7º (6ª)_1º bi_08 2 • •
7 Num rápido balanço poderia assinalar: o cachorro comeu oito meias sujas, roeu a manga de um paletó de casemira inglesa, rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável. Estava vendo a hora que se desquitava por causa daquele bicho cretino. Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e uma espinafração da mulher.
8 Você é um desalmado — disse ela, uma vez.
9 Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia. Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.
10 – Aí mandaram o cachorro embora? – perguntei.
11 – Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua nova residência.
12 – Ué... mas você não o detestava? Como é que ainda arranjou essa sopa pra ele?
13 – Problema de consciência – explicou: O pipi não era dele.
14 E suspirou cheio de remorso.
PONTE PRETA, Stanislaw. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo, Ática, 2000, Para gostar de ler, v. 23.
Questões:
1. Observe o trecho da crônica:
"Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação."
a) Destaque, no trecho, o verbo que está no presente do subjuntivo.
b) O modo indicativo apresenta o fato como certo, não havendo dúvida sobre sua ocorrência. E o modo subjuntivo, como apresenta o fato?
c) Reescreva o trecho de modo que a personagem tenha a certeza de que o animalzinho é obediente e tem um mínimo de educação.

2. No trecho “... E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa...” Localize os verbos presentes nele e identifique o tempo e o modo verbal empregados.


3. No trecho “... Num rápido balanço poderia assinalar...” A locução verbal está empregada em que tempo e modo verbal? Por qual verbo eu poderia substituí-la sem perder o sentido?


4. No texto, predomina-se que tempo verbal?

A - Pretérito
B - Presente
C - Futuro
5. Este exercício você encontrará na Apostila Sitema Anglo - Caderno 1 - Exercícios complementares - Número 17 - página 82.
Leia, faça na apostila o que se pede, seguindo as regras do uso de letra inicial maiúscula ou minúscula e poste somente a resposta.
6. Leia, com atenção, os textos abaixo:
- I -
Para Fazer um Poema

Pedi a um poeta
que me ensinasse
a fazer um poema.
-Prenda na página
um pássaro invisível
e nas palavras
solte seu vôo.
"Digito alegria
no teclado do meu riso"

ARAÚJO, Elza Beatriz de. Disponível no site “Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/ebeatriz01p.html.
Acesso em 25/01/08
- II -
Desejo

Quero asas de borboleta azul
para que eu encontre
o caminho do vento
o caminho da noite
a janela do tempo
o caminho de mim.

MURRAY, Roseana. Disponível no site Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/rmurra01.html.
Acesso em 25/01/08

- III –

Imagem, em literatura, é a apresentação especial de uma realidade ou de uma idéia por meio de uma associação surpreendente de palavras, que nos leva a criar representações mentais relacionadas aos nossos sentidos. Por exemplo, o poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes, lido no sexto ano, apresenta a seguinte imagem: “o bigode é a antena do gato”. Quando lemos essa definição, a visão de uma antena (de animal ou de aparelhos eletrônicos) vem à nossa mente e associamos suas características (apêndices que servem para captar sinais) ao bigode do gato.

Ensino Fundamental. São Paulo: Anglo, 2006 (7º. ano, Cad. 1, p. 11)

6.1. Nos dois poemas há imagens semelhantes: vôo do pássaro e asas da borboleta. Essas imagens poderiam ser interpretadas como Liberdade.

a) No texto I há duas palavras antônimas (palavras de sentidos contrários) que, juntas, sugerem a idéia de liberdade ou de libertação. Quais são elas?

b) Como se pode interpretar a imagem contida nos versos “e nas palavras/solte seu vôo”? Relacione sua resposta com a definição de imagem, do texto III.

c) Releia o texto II - A repetição da palavra “caminho”, no começo de três versos, tem a função de acentuar o ritmo do poema. Mas não apenas. Ela serve também para intensificar o significado: assim repetido, o caminho parece cada vez mais longo.
Qual será o lugar mais distante e mais difícil de ser atingido pelo sujeito do poema, se ele conseguir as “asas de borboleta”?

10 comentários:

Anderson disse...

Não se esqueçam de que terão de responder até domingo - 13/04/2008 - às 17h... Boa sorte a todos.

Luany disse...

1) a) “Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação”.

b) O subjuntivo é um modo que indica certeza, dúvida.

c) Ele não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, pois ele é obediente e com muita educação.

2) “... E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa...”


Bastasse: Pretérito imperfeito do subjuntivo.

Implicava: Pretérito imperfeito do indicativo.

3) O tempo verbal é o FUTURO DO SBJUNTIVO.Ele poderia ser substituído pelo verbo ASSINALARIA.


4) B – Presente

5) Texto A
• J - junho
• E - espíritos
• C - cristãos
• i - Izabel
• m - Maria
• j - João
• M - mãe
• j - Jesus
• a,m - Ave Maria

Texto B
• A - abril
• G - gregoriano
• J - janeiro
• P - primeiro
• b - Brasil
• P -portugueses

6) a) As palavras antônimas são : prenda e solte.

b) As palavras dão idéia de liberdade, uma imagem de alguma ave livre .No texto III da o exemplo de que o bigode do gato é uma antena nos da a imagem de um aparelho eletrônico é o que acontece nesses versos (da pergunta).

c) O caminho será o verso “o caminho de mim”.

Luany.

Carolina Louise disse...

1)
A) Precisam
b) Ele apresenta o fato exprimindo dúvida, sentimento, desejo, vontade, pedido, ordem...
c) “Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação”.
2)Verbo: implicava. Tempo e modo verbal: Pretérito imperfeito do Indicativo.
3)Futuro do pretérito indicativo. ”Num rápido balanço poderiam assinalar”. O verbo é poderiam.
4)
A – Pretérito
5)a) Para os Pagãos, a fogueira nas festas do mês de junho espantava maus espíritos; para os cristãos, era um bom presságio. Conta a lenda que Isabel mandou acender uma fogueira para comemorar o nascimento de seu filho João.Anunciava a boa nova à prima Maria,futura mãe de Jesus.Acredita-se que a fogueira deva ser acesa na hora da ave-maria,às seis horas da tarde.
b)O ano começava em abril,antigamente.Com a adoção do calendário Gregoriano em 1564,o ano passou a começar em janeiro.e o 1° de abril virou um falso primeiro de ano.Daí surgiu a brincadeira,existente em várias culturas,com essa ou outras origens.O costume chegou ao Brasil com os portugueses.Donas de casa faziam bolos

By:Caroline Louise Lopes Souza

Carolina disse...

1)a)-Seja
b)-?
c)- “Ele não é contra de ter um animalzinho em casa,ele é obediente e tem um mínimo de educação.”
2)-implicava e bastasse
Implicava = Pretérito imperfeito do indicativo
Bastasse = Futuro do subjuntivo
3)-Poderia = Futuro do pretérito do indicativo
Assinalar = Futuro do subjuntivo
4)-Pretérito(A)
5)-
6)a)-“Digito alegria no teclado do meu riso”
b)-? Não entendi a pergunta
c)-Não entendi a pergunta?

Obrigada: CArolina Garrido

Anônimo disse...

1_

a) Faz brinquedos.

b) Corta árvores.

c) Monta em cavalo.




2_

a) 7 estrofes.

b) Estrofe 1 - 3 versos ; Estrofe 2 – 2 versos ; Estrofe 3 – 2 versos ; Estrofe 4 – 2 versos ; Estrofe 5 – 4 versos ; Estrofe 6 – 2 versos ; Estrofe 7 – 3 versos.



3_

a) A pergunta é “A flor com que a menina sonha está no sonho?” “ou na fronha?” quando ela pergunta se a flor que a menina sonha esta no sonho é realidade e na fronha é sonho.



4_

a) Os adjetivos são tortas, retas, quebradas ou sinuosas.

b) As linhas.



5_

a) Muito dinheiro.

b) Pontos.

c) Notas musicais.

d) Dinheiro em papel.

e) Anotação, aviso.



6_

a) O artigo um. Sim.

b) Porque estava definindo que foi um certo sapato que pegou fogo.




RENATO L. B. SILVA

Caio César disse...

1 Quem teve a idéia foi o padrinho da caçula – ele me conta. Trouxe o cachorro de presente e logo a família inteira se apaixonou pelo bicho. Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação.
2 – Mas o cachorro era um chato – desabafou.
3 Desses cachorrinhos de caça, cheios de nhenhenhém, que comem comidinha especial, precisam de muitos cuidados, enfim, um chato de galocha. E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa.
4 – Vivia de rabo abanando para todo mundo, mas quando eu entrava em casa vinha logo com aquele latido fininho e antipático, de cachorro de francesa.
5 Ainda por cima era puxa-saco. Lembrava certos políticos da oposição, que espinafram o ministro, mas quando estão com o ministro, ficam mais por baixo que tapete de porão. Quando cruzavam num corredor ou qualquer outra dependência da casa, o desgraçado rosnava ameaçador, mas quando a patroa estava perto, abanava o rabinho, fingindo-se seu amigo.
6 – Quando eu reclamava, dizendo que o cachorro era um cínico, minha mulher brigava comigo, dizendo que nunca houve cachorro fingido e eu é que implicava com o "pobrezinho".
Lin_7º (6ª)_1º bi_08 2 • •
7 Num rápido balanço poderia assinalar: o cachorro comeu oito meias sujas, roeu a manga de um paletó de casemira inglesa, rasgara diversos livros, não podia ver um pé de sapato que arrastava para locais incríveis. A vida lá em sua casa estava se tornando insuportável. Estava vendo a hora que se desquitava por causa daquele bicho cretino. Tentou mandá-lo embora umas vinte vezes e era uma choradeira das crianças e uma espinafração da mulher.
8 Você é um desalmado — disse ela, uma vez.
9 Venceu a guerra fria com o cachorro graças à má educação do adversário. O cãozinho começou a fazer pipi onde não devia. Várias vezes exemplado, prosseguiu no feio vício. Fez diversas vezes no tapete da sala. Fez duas na boneca da filha maior. Quatro ou cinco vezes fez nos brinquedos da caçula. E tudo culminou com o pipi que fez em cima do vestido novo de sua mulher.
10 – Aí mandaram o cachorro embora? – perguntei.
11 – Mandaram. Mas eu fiz questão de dá-lo de presente a um amigo que adora cachorros. Ele está levando um vidão em sua nova residência.
12 – Ué... mas você não o detestava? Como é que ainda arranjou essa sopa pra ele?
13 – Problema de consciência – explicou: O pipi não era dele.
14 E suspirou cheio de remorso.
PONTE PRETA, Stanislaw. Gol de padre e outras crônicas. São Paulo, Ática, 2000, Para gostar de ler, v. 23.
Questões:
1. Observe o trecho da crônica:
"Ele até que não é CONTRA isso de se ter um animalzinho em casa, desde que seja obediente e com um mínimo de educação."
a) Destaque, no trecho, o verbo que está no presente do subjuntivo.
b) O modo indicativo apresenta o fato como certo, não havendo dúvida
sobre sua ocorrência. E o modo subjuntivo, como apresenta o fato?


R=É o modo da dúvida,utilizado para indicar se algo pode vir a acontecer

c) Reescreva o trecho de modo que a personagem tenha a certeza de que o animalzinho é obediente e tem um mínimo de educação.

R=Quando eu reclamava,dizendo que o cachorro era um cínico,minha mulher brigava comigo dizendo que nunca houve cachorro fingido e eu é que implicava com o “pobrezinho”.

2. No trecho “... E, como se isto não bastasse, implicava com o dono da casa...” Localize os verbos presentes nele e identifique o tempo e o modo verbal empregados.

R=Implicava – Pretérito do Indicativo
Bastasse – Pretérito do Subjuntivo

3. No trecho “... Num rápido balanço 0poderia assinalar...” A locução verbal está empregada em que tempo e modo verbal? Por qual verbo eu poderia substituí-la sem perder o sentido?

R= ?

4. No texto, predomina-se que tempo verbal?

A - Pretérito
B – Presente(x)
C - Futuro
5. Este exercício você encontrará na Apostila Sitema Anglo - Caderno 1 - Exercícios complementares - Número 17 - página 82.
Leia, faça na apostila o que se pede, seguindo as regras do uso de letra inicial maiúscula ou minúscula e poste somente a resposta.
6. Leia, com atenção, os textos abaixo:
- I -
Para Fazer um Poema

Pedi a um poeta
que me ensinasse
a fazer um poema.
-Prenda na página
um pássaro invisível
e nas palavras
solte seu vôo.
"Digito alegria
no teclado do meu riso"

ARAÚJO, Elza Beatriz de. Disponível no site “Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/ebeatriz01p.html.
Acesso em 25/01/08
- II -
Desejo

Quero asas de borboleta azul
para que eu encontre
o caminho do vento
o caminho da noite
a janela do tempo
o caminho de mim.

MURRAY, Roseana. Disponível no site Jornal de Poesia http://www.secrel.com.br/jpoesia/rmurra01.html.
Acesso em 25/01/08

- III –

Imagem, em literatura, é a apresentação especial de uma realidade ou de uma idéia por meio de uma associação surpreendente de palavras, que nos leva a criar representações mentais relacionadas aos nossos sentidos. Por exemplo, o poema “Cultura”, de Arnaldo Antunes, lido no sexto ano, apresenta a seguinte imagem: “o bigode é a antena do gato”. Quando lemos essa definição, a visão de uma antena (de animal ou de aparelhos eletrônicos) vem à nossa mente e associamos suas características (apêndices que servem para captar sinais) ao bigode do gato.

Ensino Fundamental. São Paulo: Anglo, 2006 (7º. ano, Cad. 1, p. 11)

6.1. Nos dois poemas há imagens semelhantes: vôo do pássaro e asas da borboleta. Essas imagens poderiam ser interpretadas como Liberdade.

R=Sim.

a) No texto I há duas palavras antônimas (palavras de sentidos contrários) que, juntas, sugerem a idéia de liberdade ou de libertação. Quais são elas?

R=Pássaro e vôo

b) Como se pode interpretar a imagem contida nos versos “e nas palavras/solte seu vôo”? Relacione sua resposta com a definição de imagem, do texto III.

R=Solte sua imaginação,sua criatividade.

c) Releia o texto II - A repetição da palavra “caminho”, no começo de três versos, tem a função de acentuar o ritmo do poema. Mas não apenas. Ela serve também para intensificar o significado: assim repetido, o caminho parece cada vez mais longo.
Qual será o lugar mais distante e mais difícil de ser atingido pelo sujeito do poema, se ele conseguir as “asas de borboleta”?
R=O caminho de mim.

Izabela disse...

1. a) O verbo que está no presente do subjuntivo é o verbo “seja”.

b) O modo subjuntivo apresenta o fato sem certeza (incerteza).

c) Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, desde que tenha obediência e com um mínimo de educação.

2. Bastasse – Pretérito imperfeito do subjuntivo.
Implicava – Pretérito imperfeito do indicativo.


3. Poderia – Presente do subjuntivo.
Assinalar – Infinitivo.
Pelo verbo assinalaria.

4. O tempo que predomina é o pretérito.

5. Apostila.

6. a) As palavras prenda e solte.

b) Dá uma impressão de liberdade.

c) O caminho mais longo e difícil será o caminho nele mesmo.

Professor Anderson J. de Paula disse...

Gabarito das atividades da 6ª série (7ºano)


1. a- seja


b) O modo subjuntivo apresenta o fato como possível, havendo dúvida sobre sua ocorrência.



c) Resposta-exemplo: Ele até que não é contra isso de se ter um animalzinho em casa, que é obediente e com um mínimo de educação.



2. Bastasse – pretérito imperfeito do modo subjuntivo, 3ª pessoa do singular.


Implicava – pretérito imperfeito do indicativo, 3ª pessoa do singular.


3. poderia implicar – futuro do pretérito do indicativo


Implicaria


4. A – Pretérito


5. a) Os verbos prender (prenda) e soltar (solte).


b) Resposta-exemplo: Para fazer um poema, o poeta não pode estar preso aos sentidos comuns das palavras. Ele deve soltar, libertar a imaginação (vôo), criando associações diferentes de palavras para obter significados novos e surpreendentes.


c) O lugar mais distante e mais difícil de ser alcançado pelo sujeito é o seu próprio eu (mim) (algum aluno pode falar aqui de autoconhecimento, de personalidade etc).

₢aroline £ouise disse...

A atenção das duplas não foi 100% pois algumas pessoas erraram alguns objetos.
O grupo todo em geral estava bom várias pessoas acertaram pois pretaram bastante atenção mas,avia alguns alunos q pouco colaboraram!!
Mas a brincadeira foi legal eu gostei e espero q todos tenham gostado...


By:₢aroline £ouise

Izabela disse...

Adorei!!
Ajudou nós termos mais atenção no que fazemos e ter boa memória!