terça-feira, 17 de junho de 2008

6º ANO (5ª SÉRIE) TEXTO: O MISTÉRIO DACASA MAL ASSOMBRADA

Seguem em anexo as questões referentes ao texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até dia 21/06/2008 às 18h



1. Em O mistério da casa abandonada, as ações das personagens e a maneira como elas são caracterizadas ajudam a compor o clima de suspense e de aventura da narrativa.


a) Que ações do narrador-personagem e de seus companheiros ajudam na construção desse clima?

b) Qual é o papel assumido pelo narrador-personagem e por seus companheiros nessa aventura?


2. Uma missão secreta de investigação a uma casa abandonada é o tema da narrativa.


a) Qual o termo usado, isto é, como era chamado, quando o narrador-personagem se refere:

Ao grupo de amigos

A Fernando, Mariana, Hindemburgo e Pastoff


Aos nomes Odnanref e Anairam

À casa abandonada

b) Encontre no texto o emprego de outros termos relacionados à situação de investigação e mistério dessa narrativa.

c) Se você fosse escrever uma história cujo tema fosse uma aventura na selva, que palavras escolheria para compor o clima de sua narrativa?


3. De acordo com a narrativa, o casarão é tido como mal-assombrado. A descrição que se faz dele no texto destaca exatamente os aspectos sinistros do lugar.

a) Releia o trecho em que o casarão é descrito e escreva as características de cada parte destacada.

As paredes

O portão

A fachada
A varanda

O telhado

As janelas

b) Na sua opinião, que impressões a descrição do casarão provoca no leitor?


4. Escreva o nome ODNANREF em uma folha de papel. Coloque-o na frente de um espelho e leia nome que aparece.

a) Que relação pode ser estabelecida entre o nome do autor do livro e o do menino que narra a história.


5. Nas narrativas, a ação – os acontecimentos da história – é organizada em uma seqüência chamada enredo. Observe a seguir cada uma das partes em que podemos dividir o enredo.

Apresentação ou Situação Inicial: parte inicial da história, em que se apresentam as personagens, os primeiros acontecimentos e as circunstâncias em que a história se desenvolverá.

Complicação ou Desenvolvimento: parte em que o conflito se inicia, isto é, quando surgem as complicações, os problemas, que serão resolvidos ao longo da história.

Clímax: parte culminante da história; é o momento de maior tensão, quando o conflito chega a seu ponto máximo.

Desfecho ou Situação Final: parte final da narrativa, que pode ser surpreendente, trágica, engraçada, feliz, intrigante etc. É o momento em que o conflito se resolve.

Agora, leia alguns acontecimentos da história e identifique a que parte do enredo eles pertencem:

a) A luz do quarto se acendeu e surgiu um velho horrendo, que avançou sobre as crianças; elas gritaram de pavor e conseguiram escapar com a ajuda do cão, deixando cair na fuga uma vela acesa.

b) O casarão incendiou; a polícia e os bombeiros foram chamados pelos vizinhos, permitindo a prisão do velho, um ladrão perigoso que usava a casa abandonada para esconder objetos roubados.

c) As crianças decidiram investigar um casarão abandonado com o objetivo de descobrir um tesouro escondido.

d) Na calada da noite, as crianças conseguiram invadir, por uma janela, o casarão abandonado e começaram a investigação.

6. Ao entrarem no primeiro quarto, no andar superior, algo surpreendeu os agentes secretos. Releia o trecho que corresponde a essa passagem – do 21º parágrafo ao 26º em voz alta, de maneira que o tom da fala da personagem seja coerente com a situação descrita e a intenção de surpreender, ameaçar, assustar as crianças.

a) Para transmitir o tom ameaçador da personagem e aumentar a tensão da narrativa, que recurso foi empregado no texto?

b) Que outras informações sobre a personagem ajudam a transmitir a tensão do momento?

c) A aparência e a voz dessa personagem podem nos remeter a que outras personagens de história de ficção?


7. Por que será que as crianças ficaram quietas e nem se encontraram no dia seguinte ao do episódio narrado? Levante hipóteses.


8. Dim-Dom!!! é um jogo de coragem. Cada um dos quatro caminhos possíveis o (a) levará a uma situação diferente. Participe do jogo, que está na última página.

Depois de jogar, escreva resumidamente as partes do enredo de sua aventura, de acordo com o ponto de partida e os caminhos que escolheu.

Apresentação ou Situação Inicial
Complicação ou Desenvolvimento
Clímax
Desfecho ou Situação Final

6 comentários:

Anônimo disse...

1. Em O mistério da casa abandonada, as ações das personagens e a maneira como elas são caracterizadas ajudam a compor o clima de suspense e de aventura da narrativa.


a) Que ações do narrador-personagem e de seus companheiros ajudam na construção desse clima?
Na hora em que o cachorro começa a latir e eles assustam.

b) Qual é o papel assumido pelo narrador-personagem e por seus companheiros nessa aventura?
O papel de invadir a casa.

2. Uma missão secreta de investigação a uma casa abandonada é o tema da narrativa.


a) Qual o termo usado, isto é, como era chamado, quando o narrador-personagem se refere:

Ao grupo de amigos
Sociedade.
A Fernando, Mariana,.Hindemburgo e Pastoff
Um grupo de amigos.




Aos nomes Odnanref e Anairam
Fernando e Mariana.

À casa abandonada
Assombrada.
b) Encontre no texto o emprego de outros termos relacionados à situação de investigação e mistério dessa narrativa.
Do velho horrendo da casa.

c) Se você fosse escrever uma história cujo tema fosse uma aventura na selva, que palavras escolheria para compor o clima de sua narrativa?
Assombrassão e arrepio.

3. De acordo com a narrativa, o casarão é tido como mal-assombrado. A descrição que se faz dele no texto destaca exatamente os aspectos sinistros do lugar.

a) Releia o trecho em que o casarão é descrito e escreva as características de cada parte destacada.

As paredes
Descascadas.

O portão
Enferrujado.
A fachada.
Antiga e suja.
A varanda
Com cheiro ruim.
O telhado
Antigo e fraco.
As janelas
Barulhentas.
b) Na sua opinião, que impressões a descrição do casarão provoca no leitor?
Arrepio.

4. Escreva o nome ODNANREF em uma folha de papel. Coloque-o na frente de um espelho e leia nome que aparece.

a) Que relação pode ser estabelecida entre o nome do autor do livro e o do menino que narra a história.
Que o nome está de trás para frente.

5. Nas narrativas, a ação – os acontecimentos da história – é organizada em uma seqüência chamada enredo. Observe a seguir cada uma das partes em que podemos dividir o enredo.

Apresentação ou Situação Inicial: parte inicial da história, em que se apresentam as personagens, os primeiros acontecimentos e as circunstâncias em que a história se desenvolverá.

Complicação ou Desenvolvimento: parte em que o conflito se inicia, isto é, quando surgem as complicações, os problemas, que serão resolvidos ao longo da história.

Clímax: parte culminante da história; é o momento de maior tensão, quando o conflito chega a seu ponto máximo.

Desfecho ou Situação Final: parte final da narrativa, que pode ser surpreendente, trágica, engraçada, feliz, intrigante etc. É o momento em que o conflito se resolve.

Agora, leia alguns acontecimentos da história e identifique a que parte do enredo eles pertencem:

a) A luz do quarto se acendeu e surgiu um velho horrendo, que avançou sobre as crianças; elas gritaram de pavor e conseguiram escapar com a ajuda do cão, deixando cair na fuga uma vela acesa.
Desfecho ou situação final.
b) O casarão incendiou; a polícia e os bombeiros foram chamados pelos vizinhos, permitindo a prisão do velho, um ladrão perigoso que usava a casa abandonada para esconder objetos roubados.
Clímax.

c) As crianças decidiram investigar um casarão abandonado com o objetivo de descobrir um tesouro escondido.
Complicação.

d) Na calada da noite, as crianças conseguiram invadir, por uma janela, o casarão abandonado e começaram a investigação.
Apresentação ou Situação Inicial.


6. Ao entrarem no primeiro quarto, no andar superior, algo surpreendeu os agentes secretos. Releia o trecho que corresponde a essa passagem – do 21º parágrafo ao 26º em voz alta, de maneira que o tom da fala da personagem seja coerente com a situação descrita e a intenção de surpreender, ameaçar, assustar as crianças.

a) Para transmitir o tom ameaçador da personagem e aumentar a tensão da narrativa, que recurso foi empregado no texto.
Pavor.

b) Que outras informações sobre a personagem ajudam a transmitir a tensão do momento?
As características das perssonagens.

c) A aparência e a voz dessa personagem podem nos remeter a que outras personagens de história de ficção?
Barba Azul.

7. Por que será que as crianças ficaram quietas e nem se encontraram no dia seguinte ao do episódio narrado? Levante hipóteses.
Por medo.

8. Dim-Dom!!! é um jogo de coragem. Cada um dos quatro caminhos possíveis o (a) levará a uma situação diferente. Participe do jogo, que está na última página.

Depois de jogar, escreva resumidamente as partes do enredo de sua aventura, de acordo com o ponto de partida e os caminhos que escolheu.
Fiquei assustado com o meu inicio mas o resto foi bem.

OTAVIO MAIA RODRIGUES!!!!

Kamila disse...

a)O que ajudam na construção desse clima é como eles caracterizam a casa, as aparências do ladrão e até mesmo seus nomes de guerra.
b)O papel assumido é de detetives.
2 a)O termo usado para o grupo de amigos era “sociedade secreta, para Fernando, Mariana, Hindemburgo, Pastoff era agentes,aos nomes Odnanref e Anairam eram os nomes de Guerra, à casa abandonada era uma casa misteriosa na avenida João Pinheiro.
b)A inversão dos nomes,reuniões,bilhetes.
c)Raízes com vida própria,agentes do mal,esqueletos,som aterrorizantes.
3 a)Parede- pintura estava descascando nas paredes
Portão- enferrujado
A fachada- a hera subindo pela fachada
A varanda- teias de aranha nas grades da varanda
O telhado- morcegos vivendo nas frinchas do telhado
As janelas- janelas apodrecidas
b) Provoca ao leitor uma sensação de terror.
4 a)Pode ser estabelecido uma relação de igualdade pois o nome que se da é Fernando o mesmo do autor.
5 a) Clímax.
b)Desfecho ou Situação Final.
c)Apresentação ou Situação Inicial.
d)Complicação ou desenvolvimento.
6 a)As descrições da personagem.
b)As suas ações.
c)O Corcunda de Notredame.
7 Elas ficaram quietas e nem se encontraram para não causar suspeitas.
8 Apresentação ou Situação Inicial: eu vou para um chalé no meio do mato, meus primos querem dormir, mas eu fico na sala assistindo TV.
Complicação ou Desenvolvimento: eu vejo um vulto depois percebo que é meu primo sonâmbulo, a companhia toca,parece que o som está mais fraco

Eduardo disse...

1. Em O mistério da casa abandonada, as ações das personagens e a maneira como elas são caracterizadas ajudam a compor o clima de suspense e de aventura da narrativa.


a) Que ações do narrador-personagem e de seus companheiros ajudam na construção desse clima?
Que eles faziam parte de uma sociedade secreta e de encararem muitos mistérios.

b) Qual é o papel assumido pelo narrador-personagem e por seus companheiros nessa aventura?
A de ir visitar uma casa que diziam ser mal assombrada.

2. Uma missão secreta de investigação a uma casa abandonada é o tema da narrativa.


a) Qual o termo usado, isto é, como era chamado, quando o narrador-personagem se refere:

Ao grupo de amigos
Hindemburgo, Pastoff, Odnanref e Anairam
A Fernando, Mariana, Hindemburgo e Pastoff
Agentes

Aos nomes Odnanref e Anairam
que odnanref era o seu nome de guerra e anairam era de mariana

À casa abandonada
A misteriosa casa na Avenida João Pinheiro

b) Encontre no texto o emprego de outros termos relacionados à situação de investigação e mistério dessa narrativa.
O velho

c) Se você fosse escrever uma história cujo tema fosse uma aventura na selva, que palavras escolheria para compor o clima de sua narrativa?
Escura, sombria, ar denso, plantas mortas e barulhos estranhos


3. De acordo com a narrativa, o casarão é tido como mal-assombrado. A descrição que se faz dele no texto destaca exatamente os aspectos sinistros do lugar.

a) Releia o trecho em que o casarão é descrito e escreva as características de cada parte destacada.

As paredes
Era estampada,tinha manchas de mofo, paredes descascando.

O portão
Rinchava nas dobradiças e se abria devagar, enferrujado

A fachada
Hera subindo pela fachada

A varanda
Teias de aranha

O telhado
Morcegos viviam na frinchas do telhado

As janelas
Apodrecidas e desconjuntadas

b) Na sua opinião, que impressões a descrição do casarão provoca no leitor?
Medo.


4. Escreva o nome ODNANREF em uma folha de papel. Coloque-o na frente de um espelho e leia nome que aparece.

a) Que relação pode ser estabelecida entre o nome do autor do livro e o do menino que narra a história.
Pois o nome do autor é Fernando também.

5. Nas narrativas, a ação – os acontecimentos da história – é organizada em uma seqüência chamada enredo. Observe a seguir cada uma das partes em que podemos dividir o enredo.

Apresentação ou Situação Inicial: parte inicial da história, em que se apresentam as personagens, os primeiros acontecimentos e as circunstâncias em que a história se desenvolverá.

Complicação ou Desenvolvimento: parte em que o conflito se inicia, isto é, quando surgem as complicações, os problemas, que serão resolvidos ao longo da história.

Clímax: parte culminante da história; é o momento de maior tensão, quando o conflito chega a seu ponto máximo.

Desfecho ou Situação Final: parte final da narrativa, que pode ser surpreendente, trágica, engraçada, feliz, intrigante etc. É o momento em que o conflito se resolve.

Agora, leia alguns acontecimentos da história e identifique a que parte do enredo eles pertencem:

a) A luz do quarto se acendeu e surgiu um velho horrendo, que avançou sobre as crianças; elas gritaram de pavor e conseguiram escapar com a ajuda do cão, deixando cair na fuga uma vela acesa.
Clímax

b) O casarão incendiou; a polícia e os bombeiros foram chamados pelos vizinhos, permitindo a prisão do velho, um ladrão perigoso que usava a casa abandonada para esconder objetos roubados.
Desfecho

c) As crianças decidiram investigar um casarão abandonado com o objetivo de descobrir um tesouro escondido.
Apresentação

d) Na calada da noite, as crianças conseguiram invadir, por uma janela, o casarão abandonado e começaram a investigação.
Complicação

6. Ao entrarem no primeiro quarto, no andar superior, algo surpreendeu os agentes secretos. Releia o trecho que corresponde a essa passagem – do 21º parágrafo ao 26º em voz alta, de maneira que o tom da fala da personagem seja coerente com a situação descrita e a intenção de surpreender, ameaçar, assustar as crianças.

a) Para transmitir o tom ameaçador da personagem e aumentar a tensão da narrativa, que recurso foi empregado no texto?
O de usar palavras que indicasse coisas feias.

b) Que outras informações sobre a personagem ajudam a transmitir a tensão do momento?
As suas características

c) A aparência e a voz dessa personagem podem nos remeter a que outras personagens de história de ficção?
A de um cientista doido, a um mendigo,a um guarda.um bruxo


7. Por que será que as crianças ficaram quietas e nem se encontraram no dia seguinte ao do episódio narrado? Levante hipóteses.
Para não desconfiarem delas.

8. Dim-Dom!!! é um jogo de coragem. Cada um dos quatro caminhos possíveis o (a) levará a uma situação diferente. Participe do jogo, que está na última página.

Depois de jogar, escreva resumidamente as partes do enredo de sua aventura, de acordo com o ponto de partida e os caminhos que escolheu.

Eu fui dormir em um apartamento, depois deitei para dormir com meus primos para não ficar acordado sozinho,depois a namorada de meu primo faz uma surpresa, depois que a campainha toca sai um som de uma voz do além, no fundo eu acho q seria um espírito brincalhão e então chamo o segurança e depois descubro q era meu pai que tinha se perdido de todos e não tinha a chave.

Igor Gabriel disse...

1. a) Eles desvendarem mistérios e o modo que eles caracterizam as pessoas e os locais.
b)Os seus papeis são de agentes secretos (espiões) que desvendam mistérios .
2. a) Sociedade secreta constituída de quatro agentes secretos.

Eu (Fernando, chefe da organização, nome de guerra Odnanref) Anairam(Mariana),cão policial( Hindemburgo), coelho cinzento(Pastoff).

Fernando ,Mariana.

O imenso casarão.

b) Agentes espiões e detetives.

c)Densa, fechada,animais, selvagens, amedrontadores, caçadores,armadilhas e jaulas.

3.a)As paredes estavam todas com a pintura descascada.

O portão era enferrujado.

A fachada era cheia de hera
As grades da varanda eram cheias de teia de aranha.

Viviam morcegos nas frinchas do telhado.

As janelas eram podres e desconjuntadas.

b) De medo ,pavor e suspense.

4. O nome que aparece no espelho é FERNANDO.

a) Todos dois Possui o mesmo nome, Fernando.

5. a) Clímax: parte culminante da história; é o momento de maior tensão, quando o conflito chega a seu ponto máximo.

b) Desfecho ou Situação Final: parte final da narrativa, que pode ser surpreendente, trágica, engraçada, feliz, intrigante etc. É o momento em que o conflito se resolve.

c) Apresentação ou Situação Inicial: parte inicial da história, em que se apresentam as personagens, os primeiros acontecimentos e as circunstâncias em que a história se desenvolverá.

d) Complicação ou Desenvolvimento: parte em que o conflito se inicia, isto é, quando surgem as complicações, os problemas, que serão resolvidos ao longo da história.

6.a) O velho com suas características bizarras.

b)O velho pega um pedaço de ripa e o que ele diz aos meninos.
c)Tio Barnabé(sitio do pica pau amarelo)

7. Para que ninguém suspeitasse que eles provocaram o incêndio;
Para que o velho não os reconhecesse;
Para que seus pais não soubessem da confusão que eles aprontaram e o perigo que passaram;

8. Eu, Igor Gabriel um pequeno cientista muito curioso fui com meus primos dormir em um chalé no meio do mato;
Meus primos vão dormir e eu fico na sala assistindo TV;
Ai, um vulto!Eu descobri que era um gato preto que entrou pela janela;
Neste momento toca a campainha, parece o barulho do telefone e no fundo eu acho que o barulho pode ser de um bando de ladrões. Eu chamo o segurança, mas arrombam a porta e, depois do susto, eu vejo que era um entregador de pizza, refrigerante e sorvete que meus tios haviam encomendado.

Heitor Tiago disse...

Aluno: Heitor Tiago

1. Em O mistério da casa abandonada, as ações das personagens e a maneira como elas são caracterizadas ajudam a compor o clima de suspense e de aventura da narrativa.

a) Que ações do narrador-personagem e de seus companheiros ajudam na construção desse clima?
Se organizarem em um sociedade secreta; terem nomes de guerra.

b) Qual é o papel assumido pelo narrador-personagem e por seus companheiros nessa aventura?
Desvendam mistérios,detetives.


2. Uma missão secreta de investigação a uma casa abandonada é o tema da narrativa.
a) Qual o termo usado, isto é, como era chamado, quando o narrador-personagem se refere:

Ao grupo de amigos: Sociedade secreta.

A Fernando, Mariana, Hindemburgo e Pastoff: Quatro agentes-Odnanref, Anairam, Hindemburgo e Pastoff.


Aos nomes Odnanref e Anairam: Nomes de guerra de Fernando e Mariana.

À casa abandonada: Misteriosa casa.

b) Encontre no texto o emprego de outros termos relacionados à situação de investigação e mistério dessa narrativa.
Desvendar mistérios, assobio, janelas apodrecidas,pinturas descascadas, teias de aranhas.
c) Se você fosse escrever uma história cujo tema fosse uma aventura na selva, que palavras escolheria para compor o clima de sua narrativa?
Mata fechada, animais do bem, animais do mal, barulhos estranhos.

3. De acordo com a narrativa, o casarão é tido como mal-assombrado. A descrição que se faz dele no texto destaca exatamente os aspectos sinistros do lugar.

a) Releia o trecho em que o casarão é descrito e escreva as características de cada parte destacada.

As paredes: Pintura descascadas.

O portão: do Enferrujado

A fachada: Hera subindo pelas paredes.
A varanda:Teias de aranha pelas grades.

O telhado: Morcegos viviam nas frinchas.

As janelas: Apodrecidas e desconjuntadas.

b) Na sua opinião, que impressões a descrição do casarão provoca no leitor?
De uma casa abandonada, que faz muito tempo que ninguém mora lá.

4. Escreva o nome ODNANREF em uma folha de papel. Coloque-o na frente de um espelho e leia nome que aparece.

a) Que relação pode ser estabelecida entre o nome do autor do livro e o do menino que narra a história.
Narrador-personagem, é o mesmo nome do autor, Fernando.

5. Nas narrativas, a ação – os acontecimentos da história – é organizada em uma seqüência chamada enredo. Observe a seguir cada uma das partes em que podemos dividir o enredo.

Apresentação ou Situação Inicial: parte inicial da história, em que se apresentam as personagens, os primeiros acontecimentos e as circunstâncias em que a história se desenvolverá. C

Complicação ou Desenvolvimento: parte em que o conflito se inicia, isto é, quando surgem as complicações, os problemas, que serão resolvidos ao longo da história. D

Clímax: parte culminante da história; é o momento de maior tensão, quando o conflito chega a seu ponto máximo. A

Desfecho ou Situação Final: parte final da narrativa, que pode ser surpreendente, trágica, engraçada, feliz, intrigante etc. É o momento em que o conflito se resolve. B

Agora, leia alguns acontecimentos da história e identifique a que parte do enredo eles pertencem:

a) A luz do quarto se acendeu e surgiu um velho horrendo, que avançou sobre as crianças; elas gritaram de pavor e conseguiram escapar com a ajuda do cão, deixando cair na fuga uma vela acesa.
Clímax
b) O casarão incendiou; a polícia e os bombeiros foram chamados pelos vizinhos, permitindo a prisão do velho, um ladrão perigoso que usava a casa abandonada para esconder objetos roubados.
Desfecho ou Situação Final.
c) As crianças decidiram investigar um casarão abandonado com o objetivo de descobrir um tesouro escondido.
Apresentação ou Situação Final.
d) Na calada da noite, as crianças conseguiram invadir, por uma janela, o casarão abandonado e começaram a investigação.
Complicação ou Desenvolvimento.
6. Ao entrarem no primeiro quarto, no andar superior, algo surpreendeu os agentes secretos. Releia o trecho que corresponde a essa passagem – do 21º parágrafo ao 26º em voz alta, de maneira que o tom da fala da personagem seja coerente com a situação descrita e a intenção de surpreender, ameaçar, assustar as crianças.

a) Para transmitir o tom ameaçador da personagem e aumentar a tensão da narrativa, que recurso foi empregado no texto?
Foram usadas características ao personagem, como:alto, velho horrendo,barba suja, cabelos desgrenhados, que dão medo e mostra um personagem mal.
b) Que outras informações sobre a personagem ajudam a transmitir a tensão do momento?
A voz rouca; ele andando em direção aos meninos e falando que ir dar uma surra e pegando uma ripa que estava no chão.
c) A aparência e a voz dessa personagem podem nos remeter a que outras personagens de história de ficção?
A monstros; personagens do mal.

7. Por que será que as crianças ficaram quietas e nem se encontraram no dia seguinte ao do episódio narrado? Levante hipóteses.
”Para não desconfiarem que eram eles.´´Um dos vizinhos chegou a declarar aos jornais que tinha visto uns meninos e um cachorrão saindo da casa...”

8. Dim-Dom!!! é um jogo de coragem. Cada um dos quatro caminhos possíveis o (a) levará a uma situação diferente. Participe do jogo, que está na última página.

Hugo disse...

1-a- O suspense do narrador-personagem, os nomes estranhos dos personagens e a idéia de irem a uma casa mal assombrada.

B- Irem a uma casa mal assombrada onde ninguém tinha tido coragem de ir.

2-a- Ao grupo de amigos: agentes.
A Fernando: era Odnanref, o narrador-personagem, era seu nome de guerra; A Mariana: era Anairam, filha da dona Cacilda; A Hindemburgo: era o cachorro do policial; A Pastof: era o coelho cinzento.
Aos nomes Odnanref e Anairam: se refere a Fernando e Mariana.
À casa abandonada: se referia a uma misteriosa casa.

B- ????

C- Misteriosa, imensa, assustadora e terrível.

3-a- “A pintura estava descascando nas paredes, as janelas apodrecidas e desconjuntadas, o mato tomando conta do jardim, a hera subindo pela fachada, teias de aranha nas grades da varanda, o portão enferrujado, morcegos vivendo nas frinchas do telhado”.

B- Que realmente aquela é uma casa mal assombrada e abandonada.

4-a- Que o nome Odnanref ao contrário fica Fernando ou seja o nome do autor da história.

5-a- Ao clímax, a parte de maior tensão foi quando eles encontraram o velho barbudo.

B- O desfecho da história, quando tudo se resolve e a polícia prende o velho.

C- A apresentação, pois no começo da história eles decidem ir a casa abandonada.

D- A complicação.

6-a- Várias expressões como: súbito.

B- A sombra deles próprios que eles viam.

C- ????????

7- Com medo de serem encontrados pela polícia, pois os vizinhos disseram que viram crianças.

8- Apresentação ou Situação Inicial: vão dormir em uma casa moderna e equipada; Complicação ou Desenvolvimento: fica assistindo TV na sala; Clímax: seu primo sonâmbulo; o barulho do telefone; Desfecho ou Situação Final: um bando de ladrões, ligo para a polícia, um entregador de pizza.