domingo, 13 de abril de 2008

ANÁLISE DA IMAGEM SURREALISTA PRESENTE NA DESCRIÇÃO DO BLOG

Ao analisar a figura surrealista, vejo aqui uma parte escura que poderia representar a nossa ignorância no início de nossas vidas. Ao longo do tempo, nossa ignorância vai se distanciando, temos uma visão mais clara, tudo vai ficando mais nítido.

O moinho que mais se destaca, poderia representar o nosso cérebro, por que não?
Ele começa com uma sombra negra, mas à medida que vai subindo, torna-se mais claro, perdendo sua cor escura.

As borboletas aqui presentes, também têm seu papel a representar, nada mais são que a imagem perfeita de nossa curiosidade, do nosso lado investigativo de querer se aprofundar mais e mais das coisas ao nosso redor.

Aqui o Dom Quixote, representa a nossa imagem, a do homem desbravador, que desvenda suas curiosidades e as guarda em um local seguro.

O cavalo, figura esta que esta quase imperceptível aos nossos olhos representa “a fome” que temos que saciar perante as descobertas que temos ao longo de nossas existências.

Que figura melhor representa a sua imagem? A da sombra, a do moinho, a da borboleta, a do Dom Quixote ou a do cavalo? Espero que sejam todas, porque tudo que é representado na figura não teria um motivo se existisse sozinho. Assim é a nossa língua mãe, uma palavra não teria sentido se não tivesse sua análise “Ao pé da letra”.

Análise produzida por:
Professora Francine de Oliveira Mendonça
Pós-graduanda - lato sensu - em Didática do Ensino Superior
UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto - SP

3 comentários:

Professor Anderson J. de Paula disse...

Obrigado, professora Francine, por prestigiar meu blog e fazer esta análise desta imagem com o contexto do blog. Espero que os alunos possam refletir suas palavras...

Professor Anderson J. de Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Legal gostei