quinta-feira, 15 de maio de 2008

9º ano (8ª série) - Texto: Quero

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até às 18h.


1. O poema mostra como o eu-lírico se sente diante da paixão, do amor. Que estrofe do poema você “diria”, “declararia”, “declamaria” à pessoa amada? Transcreva-a


2. No poema, a descoberta do amor não determina ao eu-lírico a certeza de sua realização.


a) Como o eu-lírico se mostra em todo o poema?

b) O que representa a pessoa amada para o eu-lírico?


3. O título Quero transmite um tom incisivo (insistente) ao poema e se repete três vezes ao longo do texto.


a) O que essa repetição indica em relação ao comportamento do eu-lírico?

b) A primeira estrofe revela o desejo intenso do eu-lírico de ovir “eu te amo”. Como é transmitida essa intensidade?

c) O tom incisivo do “quero” permanece em todo o poema? Justifique.


4. Na segunda e terceira estrofes, o eu-lírico declara sua insegurança quanto ao que o ser amado sente.


a) Em que momento essa insegurança desaparece?

b) Que recuso lingüístico é empregado na terceira estrofe para evidenciar a idéia de exaustão a que o eu-lírico se refere?


5. Na quarta estrofe, o eu-lírico torna-se ainda mais incisivo e objetivo.


a) Identifique a forma verbal que leva a essa conclusão.

b) Observa-se também o emprego do pronome isto três vezes. O que o uso desse recurso indica sobre o jeito de o eu-lírico ver o amor?


6. O desfecho do poema nos remete a uma situação de dependência do eu-lírico em relação ao que o outro sente.


a) Como você interpreta o verso “Eu te amoamoamoamoamo”?

b) O que sugere a ligação entre as palavras no verso “Eu te amoamoamoamoamo” sobre o momento vivido pelo eu-lírico?


7. Em sua opinião, o que a disposição, número de sílabas e o número irregular dos versos nas estrofes, enfatizam sobre o sentido do texto?




Bom trabalho e bons estudos para as avaliações mensais.

9 comentários:

Lucas Marinho Brêda disse...

1- "Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo."

2- a) Como uma pessoa que quer perder o amor da sua amada, e quer que ela diga "eu te amo", para saber quando estará sendo amado.
b) O "Eu te amo" que ele pede pra ela sempre falar.

3- a) A insistência de ele querer.
b) Com a repetição da palavra "quero" e quando ele fala "todos os dias da vida, de meia em meia hora, de 5 em 5 minutos".
c) Sim. Ele o repete em várias outras estrofes.

4- a) "E no seguinte, como sabê-lo?"
b) Metáfora, com "evapora-se a amação"

5- a) "Exijo".
b) Como algo repetitivo.

6- a) Como algo que deve ser repetido.
b) Que ele para isso ser dito, e nessa palavra inventada por ele, isso é mostrado com clareza.

7- Não mostra a mesma repetição do sentido do poema.

ivan disse...

1. O poema mostra como o eu - lírico se sente diante da paixão, do amor. Que estrofe do poema você “diria”, “declararia”, “declamaria” à pessoa amada? Transcreva-a!

R: “no momento em que não me dizes: eu te amo, inexoravelmente sei que deixaste de amar-me, que nunca me amaste antes.”
2. No poema, a descoberta do amor não determina ao eu - lírico a certeza de sua realização.


a) Como o eu - lírico se mostra em todo o poema?
R: Ele se mostra apaixonado.
b) O que representa a pessoa amada para o eu - lírico?
R: Representa um grande amor.
3. O título Quer transmite um tom incisivo (insistente) ao poema e se repete três vezes ao longo do texto.
a) O que essa repetição indica em relação ao comportamento do eu - lírico?
R: Indica que ele não tem a certeza que seu amor não o ame como ele a ama.
b) A primeira estrofe revela o desejo intenso do eu - lírico de ouvir “eu te amo”. Como é transmitida essa intensidade?
R: é transmitida com uma intensidade de uma ordem.
c) O tom incisivo do “quero” permanece em todo o poema? Justifique.
R: que ele quer que o seu amor diga que o ame.

4. Na segunda e terceira estrofes, o eu - lírico declara sua insegurança quanto ao que o ser amado sente.


a) Em que momento essa insegurança desaparece?
R: na sétima estrofe.
b) Que recuso lingüístico é empregada na terceira estrofe para evidenciar a idéia de exaustão a que o eu - lírico se refere?
_____________________

5. Na quarta estrofe, o eu - lírico torna-se ainda mais incisivo e objetivo.


a) Identifique a forma verbal que leva a essa conclusão.
R: quando ele diz q exigi.
b) Observa-se também o emprego do pronome isto três vezes. O que o uso desse recurso indica sobre o jeito de o eu - lírico ver o amor?
R: que o amor tem que ser do jeito dele.

6. O desfecho do poema nos remete a uma situação de dependência do eu - lírico em relação ao que o outro sente.


a) Como você interpreta o verso “Eu te amoamoamoamoamo”?
R: a palavra amo escrita varias vezes.
b) O que sugere a ligação entre as palavras no verso “Eu te amoamoamoamoamo” sobre o momento vivido pelo eu - lírico?
R: sugere que o seu amor esta fazendo o que ele pede.

7. Em sua opinião, o que a disposição, número de sílabas e o número irregular dos versos nas estrofes, enfatizam sobre o sentido do texto?
R: que deixa u texto um pouco chato mas com o mesmo sentido.

carolina jacob disse...

1)Quero que todos os dias di ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 en 5 minutos
me digas: Eu te amo.

2)a)Ele se sente inseguro em relação ao amor.
B)A pessoa amada representa amor.

3)a)A necessidade de ser amada.

B)Pela palavra quero.

C)Sim, através da ansiedade do Eu-lírico de ser amado

4)a)Quando o Eu-lírico escuta da pessoa amada que é amado.

B)a repetição das palavras: que me amas que me amas que me amas

5)a)exijo de ti o perene comunicado.

B)como um sentimento de dependência.

6)a)Como insegurança

B)Ansiedade

7)Enfatizam alegria e ansiedade pra quem ama.

Caroll disse...

1)Quero que todos os dias di ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 en 5 minutos
me digas: Eu te amo.

2)a)Ele se sente inseguro em relação ao amor.
B)A pessoa amada representa amor.

3)a)A necessidade de ser amada.

B)Pela palavra quero.

C)Sim, através da ansiedade do Eu-lírico de ser amado

4)a)Quando o Eu-lírico escuta da pessoa amada que é amado.

B)a repetição das palavras: que me amas que me amas que me amas

5)a)exijo de ti o perene comunicado.

B)como um sentimento de dependência.

6)a)Como insegurança

B)Ansiedade

7)Enfatizam alegria e ansiedade pra quem ama.

Tulio disse...

1) “Quero que me repitas até a exaustão que me amas que me ama. Do contrário evapora a amação, pois ao dizer: Eu te amo, desmentes apagas teu amor por mim”.
2) a) O eu – lírico se mostra desesperado de amor querendo uma “sincera” retribuição com um “eu te amo” na raiz da palavra.
b) Representa tudo para ele, o seu amor, que é loucamente expresso no poema.
3) a) Que ele está muito apaixonado e quer desesperadamente ouvir um eu te amo até a exaustão de seu amor.
b) Que ele quer ouvir eu te amo todos os dias de sua vida, de meia em meia hora, de 5 em 5 minutos.
c) Sim, pois o poema exprime a sentimento louco do amor que o eu – lírico querendo de retribuído.
4) a) Na 6ª e 7ª estrofe.
b) Na repetição do verso “que me amas”.
5) a) “Exijo de ti...”. Forma do verbo na 1ª pessoa, exigindo, querendo o amor da amada, “imperativa”.
b) Que ele quer o amor cada vez sempre ele que “isto”, que é uma coisa boa.
6) a) Eu interpreto que ele quer que seu amor se repita até a exaustão, ou seja, que esse amor é imenso e intenso.
b) Que o eu – lírico estava desesperado pelo amor da amada, e o eu te amoamoamoamoamoamor representa a intensidade do amor, que na 7ª estrofe o eu – lírico vê que se seu amor não for correspondido como tal é que essa coleção de objetos de não-amor.
7) No texto que lemos o numero de silabas e estrofes não interfere um nada, pois o que verdadeiramente está enfatizado na poesia é o amor sincero e desesperado do eu - lírico, que só quer amar e ser amado, não estando nem ai com o resto somente preocupado em expressar seu amor..

Lucas Lima disse...

1) “Quero que me repitas até a exaustão que me amas que me ama. Do contrário evapora a amação, pois ao dizer: Eu te amo, desmentes apagas teu amor por mim”.
2) a) O eu – lírico se mostra desesperado de amor querendo uma “sincera” retribuição com um “eu te amo” na raiz da palavra.
b) Representa tudo para ele, o seu amor, que é loucamente expresso no poema.
3) a) Que ele está muito apaixonado e quer desesperadamente ouvir um eu te amo até a exaustão de seu amor.
b) Que ele quer ouvir eu te amo todos os dias de sua vida, de meia em meia hora, de 5 em 5 minutos.
c) Sim, pois o poema exprime a sentimento louco do amor que o eu – lírico querendo de retribuído.
4) a) Na 6ª e 7ª estrofe.
b) Na repetição do verso “que me amas”.
5) a) “Exijo de ti...”. Forma do verbo na 1ª pessoa, exigindo, querendo o amor da amada, “imperativa”.
b) Que ele quer o amor cada vez sempre ele que “isto”, que é uma coisa boa.
6) a) Eu interpreto que ele quer que seu amor se repita até a exaustão, ou seja, que esse amor é imenso e intenso.
b) Que o eu – lírico estava desesperado pelo amor da amada, e o eu te amoamoamoamoamoamor representa a intensidade do amor, que na 7ª estrofe o eu – lírico vê que se seu amor não for correspondido como tal é que essa coleção de objetos de não-amor.
7) No texto que lemos o numero de silabas e estrofes não interfere um nada, pois o que verdadeiramente está enfatizado na poesia é o amor sincero e desesperado do eu - lírico, que só quer amar e ser amado, não estando nem ai com o resto somente preocupado em expressar seu amor..

Lewre disse...

1) “Quero que me repitas até a exaustão que me amas que me ama. Do contrário evapora a amação, pois ao dizer: Eu te amo, desmentes apagas teu amor por mim”.
2) a) Ele se mostra cheio de amor para dar querendo receber o mesmo.
b) O grande amor da vida dele, enfim era tudo.
3) a) Que ele anseia muito a pessoa de quem ele ama.
b) Que ele quer ouvir eu te amor todos os dias de sua vida, de meia em meia hora, de 5 em 5 minutos.
c) Sim, porque ele anseia a pessoa que se ama.
4) a) Na 6ª estrofe.
b) A repetição do verso que me amas.
5) a) exijo de ti o perene comunicado não exijo se não isto, isto sempre, isto cada vez mais . Exigindo o amor, mandando, ação imperativa.
b) Que o amor é importante, raro, maravilhoso, e ele querem de qualquer jeito.
6) a) Que o amor dele é longo, e o mesmo ele quer receber de sua amada.
b) O grande amor que ele sente por sua amada.
7) Tem a ver o desleixo coisas, silabas, estrofes, pois no instante ele só está preocupado com o amor que sente.

fernanda kronka disse...

1. Quero que todos os dias do ano; todos os dias da vida; de meia em meia hora; de cinco em cinco minutos; me digas: Eu te amo.
2. a) O eu-lírico se mostra apaixonado durante todo o poema.
b) Ela representa tudo para o eu-lírico.
3. a) Indica que ele não só quer, mas precisa daquele amor.
b) É transmitida com uma intensidade de tempo. Exemplo: todos os dias do ano.
c) Sim, porque ele está dando uma ordem.
4. a) A insegurança do eu-lírico permanece durante todo o poema.
b) Ele repetiu a frase “que me amas” várias vezes.
5. a) O verbo “exijo”.
b) Ele não sabe definir o amor, por isso, utilizou o pronome “isto”.
6. a) Ele precisa que essa pessoa o ame, pois sem o amor dela ele não consegue encontrar a sua felicidade.
b) Sugere que o eu-lírico esteja desesperado.
7. Em minha opinião o eu-lírico não ficou preocupado com os números de sílaba e o número de versos nas estrofes, ele ficou preocupado em demonstrar a intensidade do sentimento dele.

Igor;° disse...

1)“Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

2) a- Ele mostra uma das faces do sentimento amoroso que traz ao mesmo tempo alegria e ansiedade para quem ama.

b- Um sentimento amoroso para quem ama.

3)a- Indica que ele quer muito a pessoa que ama.

c- Sim, o poema todo é relativamente com o QUERO.

4) a- Na quinta estrofe , onde se mostra mais seguro em relação á pessoa.

b- “que me amas que me amas que me amas.”

5) a- “Exijo de ti o perante comunicado”

b- Indica ao amor que sente por ela , que exige sempre e mais.

6) a- Que ela precisaria dizer que o ama muito, e que ele sente todo esse amor por ela.

7)Em tudo , muda a visão que você tem sobre o poema , deixando-o mais criativo e chamando a atenção do leitor.

;-?°