quinta-feira, 15 de maio de 2008

7º ano (6ªsérie) - Texto: Como ensinar a dobradinha direitos-deveres.

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até às 17h.


1. A psicóloga Rosely Sayão mostra, em seu texto, que o processo educativo de crianças e adolescentes passa obrigatoriamente pela discussão dos conceitos envolvidos na “dobradinha direito-deveres”.


a) A que tipo de público o texto está dirigido?

b) O que fica subentendido na relação entre direitos e deveres, qualificados no texto como uma “dobradinha”?

c) Que argumento a psicóloga utiliza para desenvolver esse tema em seu texto?


2. Pra exemplificar o seu ponto de vista, a autora afirma que a criança e o adolescente chegam a duas conclusões equivocadas sobre o tema.


a) O que as crianças e os adolescentes concluem sobre direitos e deveres?

b) Segundo a autora, que leva crianças e adolescentes a construírem essa idéia equivocada?

c) Você concorda ou discorda do que é afirmado pela autora? Elabore um argumento que justifique sua opinião.



3. No desenvolvimento do texto, a autora apresenta exemplos para comprovar a idéia equivocada que crianças e adolescentes têm a respeito de direitos e deveres.


a) Que situações exemplificam por que crianças e adolescentes acreditam que “o dever atrapalha o direito”?

b) Você já passou por uma situação semelhante, em que tenha cometido o mesmo equívoco? Qual?


4. A autora afirma que os pais e professores, muitas vezes, estimulam, sem perceber ou querer, a confusão entre direitos e deveres.


a) Como eles poderiam contribuir para que as crianças e os jovens tivessem uma percepção mais correta do que são direitos e deveres?

b) Cite três deveres ou obrigações que lhe sejam solicitados em casa, na escola ou na comunidade. A seguir, escreva três direitos que possam ser associados a esses deveres.


5. De acordo com a afirmação a seguir, certos deveres que temos hoje podem ser a garantia de certos direitos.


“[...] o dever de ir à escola restringe a diversão, mas está estreitamente ligado com o direito de uma vida mais digna no futuro.”


A partir dessa idéia, substitua cada * pelo direito que pode ser decorrente dos deveres citados a seguir.


a) Você tem o dever de cuidar do que é público para ter o direito *.

b) Você tem o dever respeitar o jeito de cada um ser para ter o direito *.


6. Pense sobre as questões abaixo e depois escreva sua opinião sustentando-a com um argumento.


a) Estudar é um direito ou um dever de toda criança?

b) Comportar-se de modo civilizado no trânsito é um direito ou um dever de todo cidadão, seja motorista ou pedestre?

c) Defender o meio ambiente é um direito ou um dever do cidadão?

d) Não aceitar comportamentos que revelem discriminação ou preconceito é um direito ou um dever de cada cidadão?



Bom trabalho e bons estudos para as avaliações mensais.

9 comentários:

Anônimo disse...

1)a)Aos adolecentes e pais.
b)...
c)...

2)a)O direito que elas tem de fazer as coisas,ou seja : tomar conta da sua vida sozinho.
b)quando entram em conflito com pais professores etc.
c)concordo.

Carolina Garrido

3)a)"O dever de fazer tarefa de casa limita o direito de escolher o que fazer."
b)Nao me lembro de ter passado.

4)a)Deixando que os adolecentes aprendam sozinhos o dever das coisas ou continuar com o metodo atual 'deixando de castigo'etc.
b)mexer no ocmputador apartir das tres horas da tarde...eu tenho ingles entao nao tem tempo
arrumar a cama nos domingos...eu nao sei arrumar ai eu perco tempo lavando louça!
ir no plantao...eu tenho que correr e nao da tempo de mecher no computador

5)a)de usar tambem
b)de ser respeitado

6)a)Dever assim poderemos ter uma boa profissao.
b)Dever para que nao ocorra acidentes.
c)Dever pois nos dependemos dele.
d)Dever para que agente seja respeitado tem que respeitar os outros tambem!

Anônimo disse...

1) a) Aos pais de adolescentes.

b) Que todos devem realizar bm a sua parte para sair uma “receita” deliciosa.

c) A colaboração de todos, dos pais dando os desejados direitos e os adolescentes cumprindo sua parte de deveres, para chegarem nos direitos.

2) a) O dever atrapalha o direito ou que é interessante buscar os direitos pela prática dos direitos.

b) Os benefícios individuais.

c) Eu concordo quando estou de cabeça “fria” pois reflito minhas ações cotidianas.

3) a) Chegar em casa na hora marcada atrapalha o direito de se divertir. Fazer tarefa de casa atrapalha o direito de escolher o que fazer.

b) Por enquanto nenhuma parecida, mas já passei por outros equívocos.

4) a) Quando cumprem seus direitos ganham o direito de sair à noite ou de fazer uma dinâmica na quadra.

b) Limpar a casa= ir à casa das amigas.
Estudar e tirar notas boas= viajar
Cuidar da irmã= fazer compras

5) a)...de viver bem.

b)...de ser respeitado.

6) a) Sim, para terem um futuro digno.

b) É um dever de todos para evitar acidentes.

c) Dever para outras pessoas ainda viver bem nesse planeta.

d) É dever e direito. É um direito não ser discriminado e um dever não discriminar.

Anônimo disse...

1. a) Aos pais,as crianças e aos adolescentes.

b) Porque um tem que vir atas do outro.

c) Para que as novas gerações possam construir um mundo em que possam respeitar ás diferenças e os interesses coletivos.

2. a) Concluem que o dever atrapalha o direito.

b) o que leva crianças e adolescentes a construírem essa idéia equivocada é que eles pensam no seu interesse individual

c) Discordo, pois nem sempre é assim, pois existem unas que compreendem.

3. a) Porque só muitos só querem ter direito e não deveres.

b) Sim,muitas vezes quero fazer algo diferente mais o DEVER atrapalha.


4. b) Tirar notas boas.
Estudar.
Prestar atenção na aula.
Não sei qual poderiam ser os direitos.

5. a) ... de pedir para alguém cuidar do que é seu.

b) ... de ser respeitado.

6. a) Um dever e um direito.

b) Um dever.

c) Um dever.

d) Um direito e um dever.Depende da pessoa.

www.joaov.com.br disse...

1)a- A dolescentes
b- Que todos temos direitos e deveres.
c- A rebeldia dos jovens.
2) a- Que fazendo os deveres priva tempo dos direitos.
b- O comportamento dos adolescentes.
c- Discordo!!!!!!!
3)a- fazendo os deveres tira tempo dos direitos.
b- Não
4)a- Cumprindo os deveres e tendo direitos.
b- Arrumar a cama:assistir desenhos após a escola , lavar o prato do almoço:assistir pica-pau e lavar a meia todos os dias:uma meia limpa todos os dias.
5)a- utilizá-lo
b- ser respeitado
6)a- Sim.Pois estudando a pessoa tem futuro profissional.
b- sim
c-dever,pois todos vivemos nele.
d- direito.

Anônimo disse...

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.

Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até às 17h.


1. A psicóloga Rosely Sayão mostra, em seu texto, que o processo educativo de crianças e adolescentes passa obrigatoriamente pela discussão dos conceitos envolvidos na “dobradinha direito-deveres”.


a) A que tipo de público o texto está dirigido?

R-) Pais e professores.

b) O que fica subentendido na relação entre direitos e deveres, qualificados no texto como uma “dobradinha”?

R-) Que direitos e deveres caminham juntos.

c) Que argumento a psicóloga utiliza para desenvolver esse tema em seu texto?
R-) Que a clareza de que direitos e deveres são condições essenciais para a vida em grupo , para a convivência, e são constituídos , adquiridos.

2. Pra exemplificar o seu ponto de vista, a autora afirma que a criança e o adolescente chegam a duas conclusões equivocadas sobre o tema.

a) O que as crianças e os adolescentes concluem sobre direitos e deveres?

R-) O dever atrapalha o direito.

b) Segundo a autora, que leva crianças e adolescentes a construírem essa idéia equivocada?

R-) O direito é interessante buscar e do dever, talvez valha mais a pena se esquivar.

c) Você concorda ou discorda do que é afirmado pela autora? Elabore um argumento que justifique sua opinião.

R-) Não. Porque os dois caminham juntos.

3. No desenvolvimento do texto, a autora apresenta exemplos para comprovar a idéia equivocada que crianças e adolescentes têm a respeito de direitos e deveres.


a) Que situações exemplificam por que crianças e adolescentes acreditam que “o dever atrapalha o direito”?

R-) O dever de chegar em casa na hora combinada com os pais, por exemplo, atrapalha o direito de se divertir e decidir a própria vida.

b) Você já passou por uma situação semelhante, em que tenha cometido o mesmo equívoco? Qual?

R-) Sim. Quando estou jogando bola na AABB e minha mãe chega pra me buscar porque está na hora que combinamos e tenho que fazer tarefa.

4. A autora afirma que os pais e professores, muitas vezes, estimulam, sem perceber ou querer, a confusão entre direitos e deveres.


a) Como eles poderiam contribuir para que as crianças e os jovens tivessem uma percepção mais correta do que são direitos e deveres?

R-) Ter a clareza de que direitos e deveres são condições essenciais para a vida em grupo, para a convivência, e sçao constituídos, adquiridos .

b) Cite três deveres ou obrigações que lhe sejam solicitados em casa, na escola ou na comunidade. A seguir, escreva três direitos que possam ser associados a esses deveres.

R-) Ir para a escola, para o inglês, fazer tarefa, o direito de ter um futuro melhor, ser alguém na vida.

5. De acordo com a afirmação a seguir, certos deveres que temos hoje podem ser a garantia de certos direitos.


“[...] o dever de ir à escola restringe a diversão, mas está estreitamente ligado com o direito de uma vida mais digna no futuro.”


A partir dessa idéia, substitua cada * pelo direito que pode ser decorrente dos deveres citados a seguir.


a) Você tem o dever de cuidar do que é público para ter o direito *.

R-) Para ter o direito de usá-lo.

b) Você tem o dever respeitar o jeito de cada um ser para ter o direito *.

R-) De ser respeitado.

6. Pense sobre as questões abaixo e depois escreva sua opinião
sustentando-a com um argumento.

a) Estudar é um direito ou um dever de toda criança?

R-) É um direito, mais nem toda criança pode fazer, porque nem todas podem pagar por escola particular, e nas públicas nem todas tem cadeira, lousa, condiçoes de estudar.

b) Comportar-se de modo civilizado no trânsito é um direito ou um dever de todo cidadão, seja motorista ou pedestre?

R-) É um dever, para poder ser respeitado.

c) Defender o meio ambiente é um direito ou um dever do cidadão?

R-) É um dever, que é para salvar nosso planeta, nosso futuro.

d) Não aceitar comportamentos que revelem discriminação ou preconceito é um direito ou um dever de cada cidadão?

R-) É um dever, todos somos iguais.

Bom trabalho e bons estudos para as avaliações mensais.

Anônimo disse...

1.a) Aos adolescentes.

b) A cada direito existe um dever correspondente.

c) A importância do respeito aos direitos e, o cumprimento dos deveres para a vida coletiva.

2.a) O cumprimento dos deveres os impendem de fazer aquilo que querem,ou seja, se divertir.

b) Os pais (adultos) os obrigam a cumprir seus deveres sem explicar a importância disso na sua vida futura.

c) Concordo.Pois, pais (adultos) não explicam às crianças e adolescentes o quanto é importante cumprir seus deveres, para sua convivência e seu futuro quando estiverem mais velhos.

3.a) “ O dever de fazer a tarefa de casa limita o direito de escolher o que fazer.” “ O dever de chegar em casa na hora combinada previamente com os pais, por exemplo atrapalha o direito de se divertir e decidir a própria vida.”

b) Não.

4.a) Mostrando a importância dos direitos e deveres, na vida futura deles.

b) Fazer tarefa – Divertir.
Estudar - Descansar.
Organizar material – Ver televisão.

5.a) (...) de quando precisar, usar esse mesmo patrimônio público.

b) (...) de ser respeitado (a).

6. Ambos são dever.Eles devem ser cumpridos para terem suas recompensas.

Anônimo disse...

1. A psicóloga Rosely Sayão mostra, em seu texto, que o processo educativo de crianças e adolescentes passa obrigatoriamente pela discussão dos conceitos envolvidos na “dobradinha direito-deveres”.

a) A que tipo de público o texto está dirigido?
R: As pessoas que convivem com crianças e adolescentes.

b) O que fica subentendido na relação entre direitos e deveres, qualificados no texto como uma “dobradinha”?
R: Os direitos são coisas corretas, integras, legitimas. Já os deveres são obrigações que temos de cumprir.

c) Que argumento à psicóloga utiliza para desenvolver esse tema em seu texto?
R: Mostrando que crianças e jovens acham do dever e dos direitos
2. Pra exemplificar o seu ponto de vista, a autora afirma que a criança e o adolescente chegam a duas conclusões equivocadas sobre o tema.
R: Uma das conclusões que as crianças e adolescentes em que o dever atrapalha o direito e atrapalha o direito de se divertir e decidir a própria vida

a) O que as crianças e os adolescentes concluem sobre direitos e deveres?
R: Que o dever de fazer tarefa de casa limita o direito o que fazer
b) Segundo a autora, que leva crianças e adolescentes a construírem essa idéia equivocada?
R: O direito é interessante busca, e do dever talvez valha mais a pena se esquivar.
c) Você concorda ou discorda do que é afirmado pela autora? Elabore um argumento que justifique sua opinião.
R: Eu discordo em minha opinião todos nos temos os deveres e direitos, mas não podemos cumprir um deles e esquecer o outro. Esquivar de nossas responsabilidades, não nos fará crescermos como pessoa.

3. No desenvolvimento do texto, a autora apresenta exemplos para comprovar a idéia equivocada que crianças e adolescentes têm a respeito de direitos e deveres.
R: O conceito de dever e de direito são solidamente associados ou seja que um não existe ou não sobrevive sem o outro

a) Que situações exemplificam por que crianças e adolescentes acreditam que “o dever atrapalha o direito”?
R: Como relacionar direitos e deveres a vida em grupo, ao respeito ao outro e assim superar os interesses absolutamente pessoais que norteiam o início da vida.
b) Você já passou por uma situação semelhante, em que tenha cometido o mesmo equívoco? Qual?
R:


4. A autora afirma que os pais e professores, muitas vezes, estimulam, sem perceber ou querer, a confusão entre direitos e deveres.

a) Como eles poderiam contribuir para que as crianças e os jovens tivessem uma percepção mais correta do que são direitos e deveres?
R: O primeiro passo seja ter clareza de que direitos e deveres são condições essenciais para a vida em grupo.

b)Cite três deveres ou obrigações que lhe sejam solicitados em casa, na escola ou na comunidade. A seguir, escreva três direitos que possam ser associados a esses deveres.
R: Os meus deveres são estudar, fazer trabalhos e tarefas, ajudar na limpeza da casa, e os meus direitos são brincar, jogar no computador e assistir televisão.

5. De acordo com a afirmação a seguir, certos deveres que temos hoje podem ser a garantia de certos direitos.


a) O dever de ir à escola restringe a diversão, mas está estreitamente ligado com o direito de uma vida mais digna no futuro.
R: Sim porque teremos um bom emprego no futuro se dedicarmos nos estudos.
A partir dessa idéia, substitua cada * pelo direito que pode ser decorrente dos deveres citados a seguir.

a) Você tem o dever de cuidar do que é público para ter o direito *.
R: Sim porque todos nos devemos cuidar das coisas que não são nossas, só assim poderemos exigir nossos direitos.
b) Você tem o dever respeitar o jeito de cada um ser para ter o direito *.
R: Nos temos que saber que o nosso direito termina onde começa o dos outros.

6. Pense sobre as questões abaixo e depois escreva sua opinião sustentando-a com um argumento.

a) Estudar é um direito ou um dever de toda criança?
R: Estudar e um direito de todos. E dever de toda criança estudar, para ter um futuro melhor.
b) Comportar-se de modo civilizado no trânsito é um direito ou um dever de todo cidadão, seja motorista ou pedestre?
R: E um dever, pois devemos respeitar as leis de trânsito.
c) Defender o meio ambiente é um direito ou um dever do cidadão?
R: Na verdade o cidadão tem que obedecer às leis de preservação e também o dever de cuidar da natureza para que ela permaneça preservada para as gerações futuras.

d) Não aceitar comportamentos que revelem discriminação ou preconceito é um direito ou um dever de cada cidadão?
R: E direito de todo cidadão não ser discriminado pela sua raça, cor, religião, etc., mas todos têm o dever de zelar por esses direitos.

Anônimo disse...

1) a)Os adolescentes ,crianças e adultos.

b)Que as crianças reclamam de tudo e a dobradinha e um jeito de divertir a criança e quem estiver com ela.

c)Que a dobradinha tem que ser feita certinha com direitos e deveres como as crianças e adolescentes tem que fazer seus deveres de casa e estudar.
2)a)Que as todos eles tem que chegar em casa na hora que os pais mandam e fazer a tarefa na hora que eles mandam.
b)Porque eles que tem que escolher seus amigos e tudo sobre sua vida.
3)a)Por que todos querem fazer muitas coisas e não querem fazer dever de escolas mas fazer outras coisas.
b)Já que eu queria ir no aniversário mas minha mãe não deixou porque eu tinha dever.

4)Que eles tem que estudar para se formar eles são assim mas garanto que guando eles tiverem filhos não vão querer que eles sejam custosos.
b)Fazer a tarefa ,estudar todo dia depois da escola,Fazer todos os trabalhos.
5)a)De aprender.
b)De eles também aceitarem seu.

6)a)E um direito e um dever porque todas as crianças ter que aprender
b)Sim porque todos são iguais ninguém tem mais direito que o outro.
c)Sim de ajudar o próximo

Anônimo disse...

Prezados amigos, seguem as questões para interpretação do texto.


Conforme combinado, as respostas deverão ser postadas até 20/05/08 até às 17h.


1. A psicóloga Rosely Sayão mostra, em seu texto, que o processo educativo de crianças e adolescentes passa obrigatoriamente pela discussão dos conceitos envolvidos na “dobradinha direito-deveres”.


a) A que tipo de público o texto está dirigido?
R=As crianças e jovens que ainda estudam.

b) O que fica subentendido na relação entre direitos e deveres, qualificados no texto como uma “dobradinha”?
R=Que todos que estudam tem que estudar e ter seus compromissos todos os dias coma família e com a escola.

c) Que argumento a psicóloga utiliza para desenvolver esse tema em seu texto?
R=Perguntando para os jovens rebeldes da escola e em casa.

2. Pra exemplificar o seu ponto de vista, a autora afirma que a criança e o adolescente chegam a duas conclusões equivocadas sobre o tema.

a) O que as crianças e os adolescentes concluem sobre direitos e deveres?
R=Que é um saco pois eles só querem sair de casa e voltarem na hora que quiserem.

b) Segundo a autora, que leva crianças e adolescentes a construírem essa idéia equivocada?
R=Não obedecendo os pais e professores.

c) Você concorda ou discorda do que é afirmado pela autora? Elabore um argumento que justifique sua opinião.
R=Eu concordo, porque se as crianças e adolescentes não começarem a obedecer os pais não terão respeito na vida.


3. No desenvolvimento do texto, a autora apresenta exemplos para comprovar a idéia equivocada que crianças e adolescentes têm a respeito de direitos e deveres.


a) Que situações exemplificam por que crianças e adolescentes acreditam que “o dever atrapalha o direito”?
R=Porque eles só querem farras na vida.

b) Você já passou por uma situação semelhante, em que tenha cometido o mesmo equívoco? Qual?
R=Não.

4. A autora afirma que os pais e professores, muitas vezes, estimulam, sem perceber ou querer, a confusão entre direitos e deveres.

a) Como eles poderiam contribuir para que as crianças e os jovens tivessem uma percepção mais correta do que são direitos e deveres?
R=Fazendo eles estudarem todos os dias e corrigindo-os todos os dias se errarem.

b) Cite três deveres ou obrigações que lhe sejam solicitados em casa, na escola ou na comunidade. A seguir, escreva três direitos que possam ser associados a esses deveres.
R=Arrumar a cama,estudar todos os dias e comer salada sem querer.Cotidiano, cotidiano e cotidiano.

5. De acordo com a afirmação a seguir, certos deveres que temos hoje podem ser a garantia de certos direitos.


“[...] o dever de ir à escola restringe a diversão, mas está estreitamente ligado com o direito de uma vida mais digna no futuro.”


A partir dessa idéia, substitua cada * pelo direito que pode ser decorrente dos deveres citados a seguir.


a) Você tem o dever de cuidar do que é público para ter o direito *.R=De preservar o mundo.

b) Você tem o dever respeitar o jeito de cada um ser para ter o direito *.
R=De ser respeitado por todos.

6. Pense sobre as questões abaixo e depois escreva sua opinião sustentando-a com um argumento.


a) Estudar é um direito ou um dever de toda criança?
R=Dever.

b) Comportar-se de modo civilizado no trânsito é um direito ou um dever de todo cidadão, seja motorista ou pedestre?
R=Dever.

c) Defender o meio ambiente é um direito ou um dever do cidadão?
R=Dever.

d) Não aceitar comportamentos que revelem discriminação ou preconceito é um direito ou um dever de cada cidadão?
R=Dever.